Congresso SBO 2024

Dados do Trabalho


Título

BARTONELOSE OCULAR: RELATO DE CASO

Resumo

Introdução: A doença da arranhadura do gato, infecção causada pelo bacilo gram-negativo Bartonella henselae, é transmitida através da mordida ou arranhão de gatos que atuam como reservatório da doença em conjunto com as pulgas que propagam a transmissão entre estes felinos. O envolvimento ocular acontece em cerca de até 10% dos casos, sendo uma das causas mais comuns de uveíte posterior e neurorretinite, sendo esta última caracterizada pela perda súbita da visão devido a disfuncionalidade do nervo óptico. Descrição: FLM, 43 anos, queixa-se de BAV, pior em olho esquerdo (OE) há 15 dias. Diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2 há 5 anos, em uso de hipoglicemiante oral e histórico prévio de cirurgia bariátrica há 10 anos. Ao exame oftalmológico se apresentou com acuidade visual de 20/30 e 20/40 sem correção, PIO de 12 e 14. Biomicroscopia sem alterações em ambos os olhos. No mapeamento de retina foram vistos nódulos retinianos brancacentos no polo posterior, média periferia retiniana de ambos os olhos e justa foveal em olho esquerdo. OCT: Infiltrado retina interna sem acometimento coroidiano. Angiofluoresceinografia não mostrou hiperfluorescencia do disco óptico. Solicitado exames para teste treponêmico, hemograma, glicemia, anticorpos IgG e IgM para bartonella Henselae, Bartonella Quintana e PPD. Após propedêutica de uveite posterior, foi diagnosticado bartonelose. Discussão: A causa de neuropatia deve ser estabelecida assim que possível. Com a confirmação da etiologia iniciou-se tratamento farmacológico com doxiciclina e após 30 dias obteve-se involução total das lesões retinianas e melhora da acuidade visual. O diagnóstico da infecção pela Bartonella Henselae é clínico, com avaliação laboratorial para confirmar a suspeita. o tratamento da doença da arranhadura do gato é discutível, visto que pacientes apresentam recuperação completa de progressão natural dentro de alguns meses. Contudo, antibióticos sistêmicos podem encurtar a velocidade da recuperação visual, como comprovado no relato. Conclusão: A bartonelose ocular inicialmente é semelhante a outras condições clínicas. Nota-se a importância da história clínica associada ao exame oftalmológico e exames laboratoriais em pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de doença da arranhadura do gato, a fim de evitar complicações oculares e preservar a qualidade de vida dos pacientes, visto que a terapêutica nos estágios iniciais determina um melhor prognóstico para o paciente.

Referências Bibliográficas

ACAR, A., ÖZDAL, P., BAŞARIR, B., YALÇINSOY, K., ALTAN, C. et al. A case series of cat-scratch disease with ocular manifestations: clinical findings and treatment approach. Turkish Journal of Ophthalmology, v. 53, n. 4, p. 226, 2023.

ARAGÃO, R., RAMOS, R., BEZERRA, A., JÚNIOR, R., ALBUQUERQUE, T. Optic neuropathy secondary to cat scratch disease: case report. Arquivos brasileiros de oftalmologia, v. 73, p. 537-538, 2010.

Área

UVEÍTES (trabalhos)

Categoria

Pôster Eletrônico

Instituições

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil

Autores

LORRANY CAROLINE SILVA DAYRELL, BERNARDO SANTOS FERREIRA, KARINA ABREU KFURI ARAUJO