Dados do Trabalho
Título
TRATAMENTO DE PROGRESSAO DA MIOPIA NA INFANCIA COM EVOLUÇAO DE 3 ANOS - UM RELATO DE CASO
Resumo
Introdução: A progressão da miopia pode dispor de uma rápida evolução, atendendo a conjectura da influência de fatores ambientais e fatores genéticos que podem apresentar variáveis determinantes do quadro clínico, como a associação com a curvatura da córnea e o crescimento do diâmetro ocular anteroposterior.
Caso: Paciente sexo feminino, 11 anos. Compareceu em atendimento oftalmológico há 3 anos em exame de rotina. Relatou histórico familiar de miopia. Ao exame oftalmológico, apresentava acuidade visual em ambos os olhos 20/20, com a seguinte refração: olho direito (OD) = -0,25D e olho esquerdo (OE) = +0,25D. No exame anual, há 2 anos, encontrou-se na refração sob cicloplegia em OD= -1,50D e OE= -2,50D, mantendo AV 20/20, exame de biometria para medida do diâmetro axial do globo ocular em OD = 23,36mm e OE = 23,97 mm. Iniciou o tratamento com colírio de Atropina 0,01% em uso contínuo. Há um ano, a paciente referiu seguir o tratamento indicado, a refração sob cicloplegia em OD= -2,25D e OE= -3,50D e modificou-se para colírio de Atropina 0,025%. Recentemente, a refração sob cicloplegia apresentou aumento da miopia em OD= -2,50D e OE -4,00D, biometria em OD = 23,92mm e OE= 24,53mm demonstrando aumento do diâmetro axial. O tratamento foi modificado para duas intervenções: manutenção do colírio de Atropina 0,01% e prescrição de óculos específicos para controle da progressão da miopia com ajuste do defocus periférico.
Conclusão: Portanto, com o aumento de quadros de avanço da miopia, é indispensável, dentro da conduta profissional, oferecer as intervenções disponíveis, em via de prestar o controle e prevenção da miopia patológica. No caso da paciente, o erro refrativo não foi controlado com apenas uma intervenção e, dessa forma, usou o colírio de Atropina e lentes corretoras.
Referências Bibliográficas
BHANDARY, S. K. et al. Ambient light level varies with different locations and environmental conditions: Potential to impact myopia. PLOS ONE, v. 16, n. 7, p. e0254027, 7 jul. 2021.
YUAN, X.-L. et al. Corneal curvature-associated MTOR variant differentiates mild myopia from high myopia in Han Chinese population. v. 42, n. 4, p. 446–457, 12 maio 2021.
CUNHA, C. M. DA; CORREIA, R. J. B.; CUNHA, J. T. Decrease of myopia progression with 0.025% atropine. Revista Brasileira de Oftalmologia, v. 77, n. 2, 2018.
Área
REFRAÇÃO (trabalhos)
Categoria
Pôster Eletrônico
Instituições
Obras Sociais Irmã Dulce - Bahia - Brasil
Autores
IRACEMA MOREIRA, GABRIELLA REQUIAO