Dados do Trabalho
Título
ANALISE MULTIMODAL DE DMRI SECA EVOLUTIVA PARA EXSUDATIVA EM EX-TABAGISTA - UM RELATO DE CASO
Resumo
INTRODUÇÃO
A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é caracterizada pelo acúmulo de drusas no Epitélio Pigmentar da Retina (EPR) levando frequentemente para baixa visão. Acometem a população acima de 50 anos, sendo os principais fatores de riscos hábitos tabagistas e obesidade, classificando-se em 2 formas: seca e úmida ou neovascular1.
DESCRIÇÃO DO CASO
Paciente do sexo masculino iniciou acompanhamento no ambulatório de retina do Hospital Federal da Lagoa aos 62 anos em 2016. Ex-tabagista de 30 anos, com visão corrigida de 20/20 em ambos olhos e descrição fundoscópia de drusas secas maculares bilateralmente. Em 2022 apresentava retinografia com drusas secas confluentes, atrofia geográfica macular e piora de visão (20/40). (Anexo 1)
No exame de OCT e Angio-OCT não se notavam membrana neovascular (Anexos 2 a 5) e o paciente perdeu seguimento. Em 2024 retornou com piora da visão, conta dedos 1 metro (OD) e 20/200 (OE). Ao exame de Retinografia do OD notado hemorragia subrretiniana; OCT e AngioOCT com descolamento seroso e Membrana neovascular. (Anexos 6 a 8)
DISCUSSÃO
A forma seca pode evoluir para exsudativa em 18% dos pacientes no estágio 3 durante 5 anos.2 Esses pacientes se beneficiavam do tratamento com multivitamínicos, tendo redução de acometimento do segundo olho de 25% para 20%. O tratamento multivitamínico conforme estudo Areds pode evitar a progressão para forma geográfica e úmida.3
CONCLUSÃO
O tabagismo de longa e a falta do tratamento medicamentoso com multivitamínicos foram os principais fatores para evolução da doença. O controle dos fatores de risco modificáveis e diagnóstico da doença em seu estágio inicial são essenciais para um melhor resultado terapêutico e prognóstico dos casos.
Referências Bibliográficas
Bressler NM. Age-Related Macular Degeneration Is the Leading Cause of Blindness. Jama. 2004;291(15):1900–1.
Flaxel CJ, Adelman RA, Bailey ST, Fawzi A, Lim JI, Vemulakonda GA, et al. Age-Related Macular Degeneration Preferred Practice Pattern®. Ophthalmology. 2020;127(1):P1–65.
Schmidt-Erfurth U, Chong V, Loewenstein A, Larsen M, Souied E, Schlingemann R, et al. Guidelines for the management of neovascular age-related macular degeneration by the European Society of Retina Specialists (EURETINA). British Journal of Ophthalmology. 2014;98(9):1144–67.
Área
RETINA (trabalhos)
Categoria
Pôster Eletrônico
Instituições
HOSPITAL FEDERAL DA LAGOA - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
JORGE PATRICK ROCHA, HUMBERTO FERREIRA PARDINI, EDUARDO COMELLI FIGUEIRA BAZZANI GONÇALVES, SARA CHAGAS ABREU