Congresso SBO 2024

Dados do Trabalho


Título

BENEFICIOS DA CERATOPLASTIA LAMELAR ANTERIOR PROFUNDA EM RELAÇAO A CERATOPLASTIA PENETRANTE - UMA REVISAO SISTEMATICA

Resumo


Introdução: A Ceratoplastia Penetrante (CP) é um método de realização de transplante de córnea de espessura total, ou seja, todas as camadas da córnea são substituídas por um novo enxerto de um doador saudável e viável1. As indicações para a técnica de CP engloba ceratopatia bolhosa pseudofácica e afácica, distrofias estromais e endoteliais da córnea, ectasia da córnea, opacidades congênitas, ceratites infecciosas e não infecciosas, lesões químicas e cicatrizes corneana traumáticas2. A Ceratoplastia Lamelar Anterior Profunda (CLAP) é uma técnica cirúrgica utilizada para tratar diversas doenças do estroma da córnea que apresenta o endotélio saudável;3 as indicações para CLAP incluem cicatrizes corneanas de ceratite infecciosa curada ou trauma superficial, distrofias corneanas anteriores, distrofias corneanas estromais e distúrbios ectásicos, como ceratocone e degeneração marginal pelúcida4. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura de estudos publicados entre 2008 e 2023. As bases de dados consultadas foram SciELO, Pubmed e ScienceDirect. Revisão sistemática: Entre esses benefícios podem ser pontuados a diminuição da rejeição do aloenxerto endotelial, que é a principal razão da falha do enxerto, uma vez que no CP há maiores índices de rejeição pois o endotélio transplantado possui mais antígenos não compatíveis com o do doador5. Outro benefício da CLAP em relação a CP se refere a perda de células endoteliais, sendo a manutenção da densidade celular importante para o tempo duração da córnea transplantada, logo, os estudos mostraram que a CP tem uma maior perda celular, com uma vida média de 20 anos, e na CLAP os receptores são mantidos, por isso é relevante realizar essa técnica em pacientes jovens3. Ademais, foi mostrado em estudos que os resultados visuais a longo prazo na cirurgia de CLAP são melhores, por manter o endotélio íntegro, consequentemente interferem na acuidade visual dos pacientes6. Conclusão: A CLAP vem se tornando a técnica mais eficaz devido às melhorias nas técnicas cirúrgicas, avanço da tecnologia e benefícios supracitados a longo prazo relacionados ao procedimento. Porém, em várias instituições oftalmológicas, a técnica de transplante tradicionalmente utilizada ainda é a CP. Sendo assim, a CLAP é uma cirurgia moderna em relação a CP, logo, os resultados são melhores e possuem mais benefícios aos pacientes, como a menor perda de células endoteliais, diminuição rejeição do enxerto e consequentemente melhor acuidade visual3.

Referências Bibliográficas


1- Boynton GE, Woodward MA. Técnicas em evolução no transplante de córnea. Curr Surg Rep. Fevereiro de 2015.
2- Zare M, Javadi MA, Einollahi B, Baradaran-Rafii A, Zarei Ghanavati S, Farsani MR, Mohammadi P, Feizi S. Indications for corneal transplantation at a tertiary referral center in tehran. J Ophthalmic Vis Res. Apr 2010.
3- Günaydın NT, Akmaz B, Kandemir B. Deep anterior lamellar keratoplasty versus penetrating keratoplasty: comparison of clinical outcomes in contralateral eyes. Arq Bras Oftalmol. Ago 2023.
4- Venkatraman A. Spontaneous resolution of double anterior chamber with perforation of Descemet's membrane in deep anterior lamellar keratoplasty. Oman J Ophthalmol. 2012; 5(2):112-4.
5- Deniz H et al. Immune reactions after modern lamellar (DALK, DSAEK, DMEK) versus conventional penetrating corneal transplantation, Progress in Retinal and Eye Research, Volume 73, Nov 2019.
6- Costa DC, Kara-José N. Rejeição de transplante de córnea. Rev brasileira de oftalmologia. 2008; 67 (5): 255-63.

Área

CÓRNEA (trabalhos)

Categoria

Pôster Eletrônico

Instituições

Universidade de Itaúna - Minas Gerais - Brasil

Autores

KESLEY LUCAS FERREIRA ARRUDA, LAURA ANDRADE NEIVA, LUANA DINIZ OLIVEIRA, LEONARDO TORQUETTI