Dados do Trabalho
Título
ANALISE EPIDEMIOLOGICA DE INTERNAÇOES POR GLAUCOMA NO BRASIL DURANTE O PERIODO DE 2020 A 2023
Resumo
INTRODUÇÃO: O glaucoma, uma das principais causas de cegueira irreversível em todo o mundo, é uma doença oftalmológica crônica caracterizada pela progressiva degeneração do nervo óptico. Embora seu tratamento seja geralmente realizado em ambulatório, é importante reconhecer que determinadas circunstâncias podem demandar intervenções médicas imediatas, inclusive a necessidade de internação hospitalar. (1,2)
OBJETIVOS: Analisar dados epidemiológicos das internações causadas por glaucoma no Brasil durante o período de 1 de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2023.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo de caráter quantitativo, realizado por meio de dados do Sistema de informações Hospitalares do SUS referentes às internações hospitalares no Brasil. Foram incluídos todos os pacientes internados com diagnóstico de glaucoma a partir de um recorte temporal de 2020 a 2023. As variáveis analisadas foram: sexo, faixa etária e região.
Resultados: Durante o período de 2020 a 2023, foram registradas 27.998 internações hospitalares por glaucoma no Brasil. A região mais acometida foi a sudeste, com 13.630 casos (48,6%), sendo 6.547 apenas no estado de São Paulo, seguida da região nordeste, juntas as duas representam 69% das internações. Houve ainda uma predominância do sexo masculino em todas as regiões brasileiras, representando 52% dos casos no total. Já na faixa etária, de 0 a 39 anos correspondem a 2.938 casos (10%), enquanto de 40 a 70 anos possui 23.039 casos (82%).
CONCLUSÃO: Infere-se, portanto, que com base no número significativo de internações por glaucoma no Brasil, esta condição representa uma carga substancial para o sistema de saúde do país. Com base na predominância de idosos entre os pacientes mais internados por glaucoma, podemos concluir que o glaucoma é uma condição que afeta principalmente a população idosa, que apresenta maior risco de gravidade. Ademais, os dados sugerem uma necessidade urgente de medidas preventivas, diagnóstico precoce e tratamento adequado do glaucoma para reduzir o impacto econômico e social dessa doença. Além disso, evidencia a necessidade de campanhas de conscientização pública sobre a importância do exame oftalmológico regular e do controle da pressão intraocular para prevenir complicações graves e as internações associadas ao glaucoma. (1-3)
Referências Bibliográficas
1. BENGTSSON, B. The prevalence of glaucoma. British Journal of Ophthalmology, v. 65, n. 1, p. 46-49, 1981.
2. Guedes RAP. Glaucoma, collective health and social impact. Revista Brasileira de Oftalmologia. 2021;80.
3. TabNet Win32 3.0: Morbidade Hospitalar do SUS - por local de internação - Brasil [Internet]. Datasus.gov.br. 2020. Available from: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sih/cnv/niuf.def
Área
GLAUCOMA (trabalhos)
Categoria
Oral
Instituições
unitpac - Tocantins - Brasil
Autores
NATHALIA BRUM CAVALCANTI, MANUELLA SILVA SANTOS ARAUJO, GIOVANA MARINHO APINAGÉ SANTOS, THALES SEHABER GERMENDORFF, GIOVANNA ARCOVERDE OLIVEIRA, JULIANA MOTTA DOS SANTOS RAMOS, JOSE GUILHERME PINHEIRO REGADAS