Congresso SBO 2024

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DA REABILITAÇAO VISUAL EM PACIENTES COM GLAUCOMA – REVISAO DE LITERATURA

Resumo

INTRODUÇÃO: O Glaucoma pode causar cegueira irreversível e baixa visão e é definido como uma neuropatia óptica que causa danos ao nervo óptico com consequências estruturais e funcionais, de causa multifatorial¹²⁴. Cursa geralmente com uma pressão intraocular (PIO) elevada e o controle da PIO é fundamental no manejo da sua progressão¹. A Reabilitação Visual (RV) pode contribuir para maximizar o uso das funções visuais a despeito das lesões que causaram a perda visual no glaucoma. OBJETIVO: Analisar a importância e o impacto que a reabilitação visual promove nas atividades da vida diária, autonomia e qualidade de vida em pacientes com glaucoma. MÉTODOS: Análise de artigos científicos através da base de dados Pubmed e Scielo, incluindo artigos em inglês e português, com os descritores: glaucoma e reabilitação visual; glaucoma e baixa visão, glaucoma e qualidade de vida. RESULTADOS: A gravidade do glaucoma e seu impacto nas atividades diárias interferem na qualidade de vida e independência funcional, causando: dificuldades na leitura, mobilidade, reconhecimento de objetos, ambientes e condução de veículos³⁴⁵⁶. As consequências incluem perda de campo visual, diminuição da acuidade visual, redução da sensibilidade ao contraste e glare³. Os escores de “qualidade de vida relacionada a visão” (ligados a capacidades e habilidades visuais) em pacientes com glaucoma são mais baixos do que em indivíduos normais⁴. A Reabilitação Visual auxilia os pacientes a ter ou readquirir funcionalidade visual mas é um recurso subutilizado³. Desafios no uso da RV incluem falta de conhecimento e motivação para inclui-lo no plano de tratamento e disponibilidade de profissionais para execução⁶. Os recursos disponíveis no glaucoma incluem auxílios para expansão do campo visual como telescópios reversos, prismas e filtros medicinais para melhorias da percepção de contraste e controle de iluminação³⁶. Auxílios de magnificação como lupas e telelupas bem como recursos de tecnologia assistiva são utilizados³⁶. Pacientes submetidos a RV melhoraram suas funções visuais e qualidade de vida³⁴⁵⁶. CONCLUSÃO: O manejo do paciente com glaucoma deve incluir diagnóstico precoce, tratamento adequado, controle de sua progressão e reabilitação visual, pois estes aspectos contribuem para reduzir os impactos que as perdas visuais instaladas causam na rotina diária dos pacientes²⁶. Inovações dentro da reabillitação visual vem sendo estudadas⁷ e em breve, novos estudos nessa área serão concluídos.

Referências Bibliográficas

1. Casson RJ, Chidlow G, Wood JP, Crowston JG, Goldberg I. Definition of glaucoma: clinical and experimental concepts. Clin Exp Ophthalmol. 2012 May-Jun;40(4):341-9.
2. Foster PJ, Buhrmann R, Quigley HA, Johnson GJ. The definition and classification of glaucoma in prevalence surveys. Br J Ophthalmol. 2002 Feb;86(2):238-42.
3. Shi A, Salim S. Vision rehabilitation in glaucoma patients. Curr Opin Ophthalmol. 2023 Mar 1;34(2):109-115.
4. Jeon SJ, Jung Y, Jung CS, Park HL, Park CK. Visual function evaluation for low vision patients with advanced glaucoma. Medicine (Baltimore). 2020 Feb;99(7):e19149.
5. Cesareo M, Ciuffoletti E, Ricci F, Missiroli F, Giuliano MA, Mancino R, Nucci C. Visual disability and quality of life in glaucoma patients. Prog Brain Res. 2015;221:359-74.
6. Deemer AD, Goldstein JE, Ramulu PY. Approaching rehabilitation in patients with advanced glaucoma. Eye (Lond). 2023 Jul;37(10):1993-2006.
7. Santos, RP. Lentes Prismáticas Filtrantes. Instituto Nacional de Propriedade Industrial. http://revistas.inpi.gov.br/pdf/Patentes2750.pdf. 19 de setembro de 2023.

Área

VISÃO SUBNORMAL (trabalhos)

Categoria

Pôster Eletrônico

Instituições

Instituto Projeto Visual de Reabilitação Visual PROREABV - Paraná - Brasil

Autores

LÍVIA BRUM SPAGNOL, RANNI PEREIRA SANTOS, BRUNA GIRARDI, GRACIELE CECCATTO RORBACKER, CRISTIANE LIZ BAPTISTA BALLAROTTE