Congresso SBO 2024

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Marcus-Gunn e suas Implicações Psicossociais

Resumo

Introdução
A Síndrome de Marcus-Gunn (SMG) é uma sincinesia oculomastigatória de etiologia exata incerta, que cursa com retração palpebral durante o ato mastigatório. Esta síndrome pode causar grande impacto na qualidade de vida do paciente, principalmente quanto ao âmbito das interações sociais, implicando em distúrbios psicossociais.

Descrição
MSS, feminino, 39 anos, apresentando retração palpebral durante o ato mastigatório em OD, observada por familiares desde os 10 anos de idade, que é acentuado em momentos de estresse. Nega comorbidades e antecedentes oftalmológicos relevantes. Não há fenômeno semelhante na história familiar. Ao exame, apresentou acuidade visual 1,0 em ambos os olhos sem necessidade de correção, motilidade ocular biomicroscopia e fundoscopia normais. Devido a questões estéticas a paciente relata não se sentir confortável para se alimentar em público ou próximos de alguns familiares.

Discussão:
A SMG é uma sincinesia oculomastigatória, que em sua maioria ocorre de forma esporádica, podendo em alguns casos ter herança autossômica dominante.
Embora sua etiologia exata seja incerta, sabe-se que ela resulta de conexões anômalas entre o ramo mandibular do nervo trigêmeo e o oculomotor, desencadeando retração palpebral ao estímulo do músculo pterigóide.
Possui associação mais frequente com ambliopia e estrabismo, além de outras associações como anisometropia, nistagmo congênito, síndrome de Duane, fenda palatina, hemangioma palpebral e distrofias corneanas. O diagnóstico é clínico, e o tratamento envolve correção cirurgica quando o quadro representar um problema funcional ou estético significativo.

Conclusão:
As repercussões psicossociais da paciente em questão reforçam a necessidade da resolução estética como um importante componente do tratamento oftalmológico. As restrições no âmbito social geram um impacto significativo na qualidade de vida do paciente.


Referências Bibliográficas


1. KANSKI. CLINICAL OPHTHALMOLOGY A SYSTEMATIC APPROACH. [local desconhecido]: Elsevier; 2007. 3000 p.

2. INSTITUTE WE. The Wills Eye Manual: Office and Emergency Room Diagnosis and Treatment of Eye Disease. [local desconhecido]: LWW; 2010. 576 p.

Área

ESTRABISMO (trabalhos)

Categoria

Pôster Eletrônico

Instituições

HUAP - UFF - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

VINICIUS SANDE MIGUEL, BRUNA SANDE MIGUEL, THALYTA CAROLLINA SANTOS SERRA, JAMIL AUGUSTO CARVALHO DAHER, DAVI TRÉS VIEIRA GOMES, MARIANA DE OLIVEIRA TAVARES