Dados do Trabalho
Título
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA MORBIDADE HOSPITALAR POR CATARATA E OUTROS TRANSTORNOS DO CRISTALINO EM MUNICIPIOS BRASILEIROS DE EXTREMA POBREZA
Resumo
Introdução: A catarata é a perda da transparência do cristalino. Ela é a principal causa de cegueira no mundo, principalmente nos países em desenvolvimento, como o Brasil, sendo, portanto, um importante fator de morbidade. A doença é de evolução insidiosa e por isso as consultas oftalmológicas periódicas são de suma importância nesse cenário para a promoção do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, a fim de evitar a progressão da doença para a cegueira.
Objetivo: Avaliar a morbidade por catarata e outros transtornos do cristalino em municípios de extrema pobreza no Brasil entre os anos de 2019 e 2023.
Métodos: Trata-se de um estudo ecológico realizado por meio de dados extraídos do Sistema de Informação Hospitalar do SUS (SIH/SUS) no site do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) referentes à morbidade da catarata e outros transtornos do cristalino no Brasil no período de 2019 a 2023.
Resultados: Durante o período analisado, foram registradas 5.686 internações por catarata e outros transtornos do cristalino em municípios de extrema pobreza. No Brasil, as internações foram distribuídas ao longo dos anos da seguinte forma: 2019 (1.185), 2020 (401), 2021 (657), 2022 (541) e 2023 (2.902). Houve, dessa forma, um aumento progressivo e significativo das internações, principalmente entre 2022 e 2023, com um acréscimo de 436% entre esse período.
Conclusão: Foi observado um aumento expressivo da morbidade hospitalar por catarata e outros transtornos do cristalino em municípios brasileiros de extrema pobreza. Tais condições são mais frequentes na população idosa, portanto o aumento da expectativa de vida da população brasileira é uma possível justificativa para o aumento do número de casos. Outra hipótese a ser levantada é a dificuldade de acesso à saúde pelos indivíduos que residem em áreas mais vulneráveis, tornando difícil um acompanhamento oftalmológico adequado e o diagnóstico precoce. A cegueira representa um importante fator de morbidade e por isso torna-se imperativo o investimento em medidas de prevenção e detecção precoce da catarata, principalmente nos municípios classificados como de extrema pobreza, que seguem apresentando importante aumento da sua morbidade.
Referências Bibliográficas
1. Hockwin O. Cataract classification. Doc Ophthalmol. 1995;88:263–275.
2. De Almeida Ferreira, G., Schaal, L. F., Ferro, M. D., Rodrigues, A. C. L., Khandekar, R., & Schellini, S. A. Outcomes of and barriers to cataract surgery in Sao Paulo State, Brazil. BMC Ophthalmology. 2017;17(1):259.
Área
CATARATA (trabalhos)
Categoria
Oral
Instituições
Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil
Autores
JOÃO PEDRO BATISTA AMARAL, MARIA VITÓRIA ALBINO GOMES, AMANDA JASSÉ DE FIGUEIREDO BRITO, GABRIELA DRUMOND COELHO, SARA BEZERRA MOTTA CÂMARA, LUIZA CASTRO MENDES, JAYANA TEIXEIRA JALES MENESCAL PINTO