Dados do Trabalho
Título
HEMANGIOMA CIRCUNSCRITO DE COROIDE
Resumo
RESUMO
Este trabalho relata um caso de hemangioma circunscrito de coroide localizado temporalmente ao disco óptico em um paciente do sexo masculino, 53 anos de idade. Existem dois tipos de hemangioma de coroide, o circunscrito ou discreto e o difuso, esse último associado à síndrome de Sturge-Weber. O tumor torna-se sintomático geralmente em pacientes com idade entre 20 e 50 anos.
Palavras-chave: hemangioma; Sturge-Weber.
SUMMARY
This paper relates a circumscribed choroidal hemangioma case located temporal to the optical disk in a masculine sex patient, 53 years old. There are two choroidal hemangiomas types, the circumscribed or discreet and the diffuse, this last associate to Sturge-Weber's syndrome. The tumor becomes symptomatic generally in patient with age between 20 and 50 years.
INTRODUÇÃO
O hemangioma de coroide é um tumor hamartomatoso benigno e relativamente raro que se apresenta sob duas formas diferentes: uma forma discreta ou circunscrita e outra difusa. A forma difusa é geralmente associada a angiomatose encefalotrigeminal (síndrome de Sturge-Weber). Raramente a síndrome de Sturge-Weber vem acompanhada de hemangioma circunscrito.
Foi Leber que, em 1868, descreveu o hemangioma de coroide encontrado em um olho doloroso enucleado. Em 1905, Fehr descreveu com mais detalhes o aspecto tumoral no fundus e, em 1925, Mulock Houwer descreveu o primeiro hemangioma circunscrito de coróide sem a necessidade de enucleação. Com o advento da oftalmoscopia binocular indireta (1960), angiografia fluoresceínica, ecografia e teste P-32 o diagnóstico dessa condição tumoral tornou-se mais fácil. A oftalmoscopia, ecografia e angiografia são utilizadas até hoje, enquanto o teste P-32 encontra-se em desuso.
O hemangioma circunscrito de coroide é considerado raro, mas sua exata incidência é desconhecida. Jarrett e colaboradores diagnosticaram um hemangioma circunscrito de coróide para cada 15 casos de melanoma de coróide. Em muitos “clinical trials” a incidência de tumores circunscritos e de tumores difusos associados à síndrome de Sturge-Weber é de 50% para ambos os tipos. Quando estudados histopatologicamente após enucleação a incidência de tumores difere um pouco, sendo de 2,5:1 a relação do circunscrito para o difuso. A média de idade para o desenvolvimento dos sintomas aparece dos 20 aos 50 anos, chegando a variar de 6 a 75 anos, dependendo dos grupos estudados. A raça branca é predominante e não existe predileção por sexo.
Referências Bibliográficas
1. Gass, JDM: Differential diagnosis of intraocular tumors. A stereoscopic presentation. St Louis, 1974, Mosby - Year Book, Inc, p 114-129.
2. Gonçalves, E. A . ; Gonçalves, J. O . R. Hemangioma circunscrito da coróide simulando melanoma da coróide. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia. v. 60, n. 430, p. 430, 1997.
3. Reese, AB: Tumors of the eye, ed 3, Hagerstown, MD, 1976, Harper & Row Publishers, Inc, p 277-282.
4. Sanborn, GE, Augsburger, JJ, and Shields, JA: Treatment of circumscribed choroidal hemangiomas, Ophthalmology 89:1374-1380, 1982.
5. Shields, JA, and Shields, CL: Intraocular tumor. A text and atlas, Philadelphia, 1992, WB Saunders Co, p 240-252.
6. Shields, JA, Stephens, RF, Eagle, RC, Jar, Shields, CL, and DePotter, P: Progressive enlargement of a circumscribed choroidal hemangioma: a clinicopathologic correlation, Arch Ophthalmol 110:1276-1278, 1992.
Área
RETINA (trabalhos)
Categoria
Oral
Instituições
EBSERH - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
CARLOS ROBERTO PINHEIRO