Congresso SBO 2024

Dados do Trabalho


Título

HEMANGIOMA DE COROIDE

Resumo

INTRODUÇÃO: O hemangioma de coroide é um tumor vascular benigno relativamente raro, que se apresenta de forma circunscrita ou difusa. Surge entre a segunda e a quarta décadas de vida como uma elevação séssil, bem circunscrita e de coloração vermelho alaranjada, localizada nas camadas mais profundas da retina. A maioria (95%) é posterior ao equador e pode complicar com descolamento exsudativo da retina, cursando com baixa acuidade visual (BAV) se acometer a região macular. O diagnóstico deve incluir exames complementares visando a exclusão de seus possíveis diagnósticos diferenciais, tais como melanoma de coróide, metástase, retinoblastoma, dentre outros. RELATO DE CASO: MCS, 48 anos, feminino, encaminhada de serviço público de saúde para o ambulatório de retina do Hospital de Olhos de Guarulhos para investigação de queixa de baixa acuidade visual há um ano no olho direito (OD). Na ocasião, a paciente negou antecedentes sistêmicos, oftalmológicos e familiares. Durante o exame oftalmológico, foi evidenciada acuidade visual menor que 20/400 no olho direito e 20/30 no olho esquerdo (OE). A biomicroscopia não apresentou alterações, os reflexos pupilares estavam preservados, a pressão intraocular era de 12 em ambos os olhos, e a fundoscopia revelou uma lesão subrretiniana expansiva, de coloração avermelhada, com bordos bem delimitados (imagem 1), associada a espessamento macular com descolamento de retina inferior no OD (Imagem 2 e 3). O olho esquerdo não apresentou alterações (OE). DISCUSSÃO: Como visto anteriormente, o diagnóstico deve ser feito de forma cautelosa. O propósito do tratamento visa à estabilização ou melhora da acuidade visual, associado à resolução do descolamento de retina. A fotocoagulação, braquiterapia, radioterapia externa, aplicação de ANTI-VEGF e cirurgia tornaram-se, ao longo do tempo, possibilidades para a abordagem da condição. Ademais, é importante ressaltar que, em casos de baixo prognóstico visual, o tratamento geralmente não é indicado. CONCLUSÃO: Conclui-se com o presente relato a importância do exame oftalmológico minucioso para o diagnóstico precoce e consequente maior taxa de sucesso de seu tratamento e prognóstico visual.

Referências Bibliográficas


Referências:
1. Rev Bras Oftalmol. 2020 Jul-Aug;79(4):315-318.
2. Shields CL, Shields JA. Choroidal hemangioma. Semin Ophthalmol. 1993;8(4):257-64.
3. Anand R, Augsburger JJ, Shields JA. Circumscribed choroidal hemangiomas. Arch Ophthalmol. 1989;107(9):1338-42.
4. Rodrigues LD, Serracarbassa LL, Nakashima Y, Serracarbassa PD. Choroidal hemangioma with extensive retinal detachment treated with posterior vitrectomy: case report. Arq Bras Oftalmol. 2007;70(3):533-6.

Área

RETINA (trabalhos)

Categoria

Pôster Eletrônico

Instituições

HOSPITAL DE OLHOS DE GUARULHOS - São Paulo - Brasil

Autores

NICHOLAS DE ALBUQUERQUE CORREA DUARTE, MARILIA PALIATO, CAMILA VIANA SALES, STEFAN TUBEL, CAROLINE SOARES PINTO, MATHEUS DE SOUZA PRETI, JADE JUNQUEIRA EMILIANO, LETICIA MARTINS SOARES G0MES, JULLIANA RIBEIRO ASSUNÇÃO , VICTOR REIS PEREIRA, CAIO VINICIUS MANCHINI, LUCIANO RABELLO NETTO CIRILLO, MARCELO MASTROMONICO LUI