Congresso SBO 2024

Dados do Trabalho


Título

RETINOBLASTOMA UNILATERAL COM DIAGNÓSTICO TARDIO: UM RELATO DE CASO

Resumo

O retinoblastoma é o tumor intraocular maligno mais comum da infância e acomete anualmente 1/20.000 nascidos vivos, com 80% dos diagnósticos em crianças até 4 anos. Seus sinais e sintomas mais comuns são a leucocoria (79% dos casos) e o estrabismo (10,7% dos casos).

RELATO DE CASO
L.J.F.S, sexo masculino, 3 anos, atendido no serviço de oftalmologia do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie em primeira consulta devido a leucocoria de olho esquerdo (OE) notado pela mãe há 1 ano associado a estrabismo. Ao exame oftalmológico, acuidade visual: sem percepção luminosa em OE. Ectoscopia: leucocoria de OE e exotropia. Biomicroscopia sem alterações exceto leucocoria de OE. Realizado USG ocular de OE: massa de 20x14x15mm com aspecto sólido em câmara vítrea e sinais de descolamento do hialoide e da retina. Realizado também RNM de órbitas OE: lesão expansiva com hipossinal em T2, localizada no interior do globo ocular, ocupando quase totalmente a porção inferior do humor vítreo e mantendo contato com o cristalino. Realizado então enucleação de OE. O exame anatomopatológico apresentou “retinoblastoma com grau histológico G3 com invasão da esclera, coróide e nervo óptico”. Encaminhado paciente ao setor de oncologia pediátrica para seguimento.

DISCUSSÃO
Sabe-se que o atraso no diagnóstico do câncer infantil predispõe a um pior prognóstico com menor chance de sobrevida e maior necessidade de enucleação ocular. O diagnóstico é feito quando se investiga a causa de estrabismo ou da leucocoria. Exames complementares como USG orbital, RNM ou TC confirmam o diagnóstico.

CONCLUSÃO
Não existem formas de prevenção do retinoblastoma, porém quanto mais cedo o diagnóstico maiores são as chances de cura e qualidade de vida.

Referências Bibliográficas

REFERÊNCIAS
Fermo, V. C., Lourençatto, G. N., Medeiros, T. D. S., Anders, J. C., & Souza, A. I. J. D. (2014). O diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil: o caminho percorrido pelas famílias. Escola Anna Nery. 2014; (8): 54-59
Martínez‐Sánchez M, Hernandez‐Monge J, Rangel M, & Olivares‐Illana V. (2022). Retinoblastoma: from discovery to clinical management. The FEBS jornal. 2022;289(15):4371-4382.

Sunwoo Y, Choi JY, Park HJ, Kim BK, Hong KT, Khwarg, SI, Koh J, Park SH, Jo DH, Kim JH, Cheon JE, Kang, HJ. Twenty-Year Retrospective Study of Post-Enucleation Chemotherapy in High-Risk Patients with Unilateral Retinoblastoma. Children. 2022;9(12):1983.

Área

ONCOLOGIA (trabalhos)

Categoria

Pôster Eletrônico

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO MACKENZIE CURITIBA - Paraná - Brasil

Autores

RAQUEL SALOMAO KOZAR, JESSICA LAYS GAIO, LEON GRUPENMACHER