Congresso SBO 2024

Dados do Trabalho


Título

O DIAGNOSTICO E ABORDAGEM CIRURGICA EM UM CASO RARO DE SINDROME DE PETERS PLUS E A IMPORTANCIA DO GANHO DA ACUIDADE VISUAL NA INFANCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

Resumo

A anomalia de peters é a mais comum opacidade corneana congênita, secundária a um defeito na migração das células da crista neural e resulta na má formação do segmento anterior do olho. A causa exata não é conhecida, mas há indícios de que possa ser causada por infecções, traumas ou exposição a tóxicos durante a gestação ou por causa genética. Porém sabe-se que o fator etiológico afeta o desenvolvimento fetal entre a 6ª e a 16ª semana de gestação, quando ocorre a diferenciação da câmara anterior.

Criança 1 ano, levada à urgência devido alterações em OE: microftalmia, opacidade corneana, ptose palpebral e catarata, além das alterações oculares, fenda palatina e labial. À biomicroscopia, OE com ptose palpebral, redução da fenda palpebral, epicanto inverso, telecanto, ausência de sulco palpebral, microftalmia, catarata branca, sinéquias anterior e leucoma corneano superior. AV: OD–segue e fixa a luz/OE– segue mal e fixa mal a luz. MR: OD- Disco e mácula fisiológicos/ OE– inviável, Eco B evidenciando coriorretina aplicada. Realizada remoção de sinéquias anteriores e pupiloplastia, durante procedimento observou facodonese e subluxação do cristalino. Com a impossibilidade de abordagem da catarata via anterior, então, optou-se pela abordagem via pars plana posterior. No seguimento, feita a Lensectomia via pars plana e vitrectomia posterior com hialoidectomia posterior. Paciente ficou afácico, com correção com óculos seguindo acompanhamento com oftalmopediatria.

A anomalia de Peters apresenta-se com opacidade corneana central e sinéquias da íris e/ou do cristalino.Também resulta em um significativo aumento do risco de glaucoma, nistagmo, catarata e descolamento da retina. Outros achados podem incluir microcornea, microftalmia, córnea plana, esclerocórnea, coloboma iriano, disgenesia do ângulo e da íris, ptose e hipoplasia do nervo óptico ou foveal. Quando em conjunto com achados sistêmicos, têm-se a síndrome de peters-plus (retardo mental, cardiopatia e nefropatia congênitas, lábio leporino, displasia craniofacial e malformações ósseas).

A abordagem cirúrgica precoce das alterações congênitas apresentadas nessa Síndrome é de suma importância nesses casos para garantir o ganho da AV, melhorando o desenvolvimento da criança.
É notório que qualquer ganho na acuidade visual na infância melhora o desenvolvimento de uma criança, se comparado com NPL.

Referências Bibliográficas

Referências:
1. Harissi-Dagher M, Colby K. Anterior segment dysgenesis: Peters' anomaly and sclerocornea.
Int Ophthalmol Clin. 2008;48(2):35-42. Review
2. MEYER, Isadora. Anomalia de Peters, seus aspectos clínicos e terapêuticos: relato de caso.
Arq Bras de Oftalmologia, Recife, v. 4, n. 73, p. 367-369, nov. 2009.
3. CALIXTO, Fernando Renato Praes; CARVALHO, Laura Fontoura Castro; LAGES, Bruna
Penna Guerra; GOMES, Júlia Sant'Anna Rocha; BRAGA, Patricia Graziela; OLIVEIRA,
Rafael Leite de; CARVALHO, Bernardo Fontoura Castro. Aspectos clínicos e manejo
terapêutico da Anomalia de Peters: um relato de caso. Brazilian Journal Of Health Review,
[S.L.], v. 6, n. 3, p. 10798-10803, 26 maio 2023. South Florida Publishing LLC.
http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n3-188.

Área

GERAL (trabalhos)

Categoria

Pôster Eletrônico

Instituições

Hospital da Gamboa / Instituto de oftalmologia do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LUIZA GUEDES CORRÊA, ANA CAROLINA CANEDO DOMINGOS FERREIRA, SEAN NG LUI TEIXEIRA, PRISCILA SILVA PEREIRA MACHADO, ALMYR SABROSA, NELSON SABROSA