Congresso SBO 2024

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA ACUIDADE VISUAL EM CRIANÇAS ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM BELO HORIZONTE-MG

Resumo

Introdução: No Brasil, estima-se que a prevalência de cegueira seja de 0,6 a cada mil crianças. Nas redes municipais de Belo Horizonte contamos com 65.103 crianças, de idade entre 6 e 14 anos, estudantes das escolas da rede pública de Belo Horizonte. Erros de refração não corrigidos (ERN) causadores de baixa visual, podem gerar prejuízo no aprendizado, com o consequente prejuízo intelectual, nos contatos sociais e no processo adaptativo da criança. Quando a baixa acuidade visual é detectada precocemente, é possibilitada a adoção de medidas que evitam consequências graves e tardias da doença ocular, como o simples uso de lentes corretivas. Objetivo: Identificar a prevalência de alterações visuais em crianças em escolas municipais de Belo Horizonte - MG. Métodos: Estudo transversal com 15.723 crianças na faixa etária de 6 a 14 anos, estudantes de 56 escolas municipais selecionadas por região dentro do município de Belo Horizonte - MG. A avaliação foi realizada por acadêmicos membros de Ligas Acadêmicas de Oftalmologia supervisionados, com a tabela de Snellen, através de distância mínima correta para nitidez de imagem. Resultados: foram avaliados 15.723 indivíduos. Desse total, 3.123 (19,8%) foram encaminhados para consulta com oftalmologista devido a identificação da redução da acuidade visual. Conclusão: A medida da acuidade visual é o instrumento mais importante para avaliação da visão e está entre os procedimentos mais utilizados nos programas de rastreamento visual. Os resultados obtidos no presente estudo mostram que o teste de triagem de acuidade visual reduzida pode ser realizado na Atenção Primária devendo ter o seu espaço nos programas de atenção à saúde de crianças e adolescentes. Diante disso, o Programa Miguilim, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde de MG em conjunto com a Secretaria de Educação, abrangerá os estudantes de escolas municipais do estado e dessa forma, acadêmicos de medicina poderão atuar ativamente, desenvolvendo softskills que vão além da experiência prática e teórica através do voluntariado.

Referências Bibliográficas

1. Souza AGG de, Benetti B, Ferreira CIB, Fix D, Oliveira RSC, Purim KSM. Avaliação e triagem da acuidade visual em escolares da primeira infância. Rev brasoftalmol [Internet]. 2019Mar;78(2):112–6. Available from: https://doi.org/10.5935/0034-7280.20180107
2. Pereira CFA, Costa R, Ciampo LAD, Ferraz I. Triagem de acuidade visual reduzida em uma unidade de Atenção Primária à Saúde. Rev brasoftalmol [Internet]. 2019Jul;78(4):250–4. Available from: https://doi.org/10.5935/0034-7280.20190138

Área

OUTROS (trabalhos)

Categoria

Oral

Instituições

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil

Autores

LIVIA HASTENREITER E MELO BATALHA, CAROLINA COSTA BRANT MORAES, MARIA INEZ CARDOSO COSTA