Dados do Trabalho
Título
GLAUCOMA: UMA ANALISE REGIONAL E ETNICA DO PERFIL EPIDEMIOLOGICO EM ATENDIMENTOS HOSPITALARES NA CAPITAL DO RIO DE JANEIRO ENTRE OS ANOS DE 2013 A 2023
Resumo
Introdução: O glaucoma é uma neuropatia óptica crônica, progressiva e multifatorial caracterizada pela perda de tecido neural no disco óptico. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, é a principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. No Brasil, há uma tendência crescente de hospitalização por glaucoma com o envelhecimento da população. O estudo visa realizar uma análise descritiva da prevalência epidemiológica dos atendimentos hospitalares de glaucoma, direcionando à análise regional da capital do Rio de Janeiro com viés étnico.
Objetivos: Analisar o perfil epidemiológico do glaucoma na população no município do Rio de Janeiro no período entre 2013 à 2023.
Métodos: Trata-se de um estudo ecológico, realizado a partir da coleta de dados pelo TabNet, disponibilizado pelo DATASUS. Foram coletados dados referentes aos casos notificados de glaucoma na região da cidade do Rio de Janeiro (RJ) no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2023 e realizadas análises estatísticas descritivas a partir das variáveis sociodemográficas e clínico-epidemiológicas.
Resultado: Obteve-se um total de 2.890 pacientes com glaucoma no município do Rio de Janeiro (RJ) no período de 2013 a 2023. Dentre esses, houve uma leve predominância do sexo masculino com 1.457 casos (50,42%) sobre o sexo feminino com 1.433 casos (49,58%). Em relação a idade, houve prevalência maior da doença de 65,98% na população idosa, em comparação com a população menor de 60 anos, houveram 1.725 casos de internações eletivas e 182 em caráter de urgência em idosos; as faixas etárias mais afetadas foram com 65 a 69 anos com 489 casos (16,92%), seguida por 60 a 64 anos com 414 casos (14,32%) e 70 a 74 anos com 395 casos (13,66%). A análise étnica identificou maior prevalência da doença na cor parda com 27,23% das hospitalizações, a cor branca ficou em segundo lugar com 20,89% das internações e a cor preta com 14,91%. Independente da etnia, dos 25 a 69 anos o avançar da idade é diretamente proporcional ao aumento da incidência das hospitalizações.
Conclusão: O glaucoma mostrou-se prevalente na população idosa, do sexo masculino, de cor parda e com faixa etária de 65 a 69 anos. Ademais, foi possível verificar que essa enfermidade possui caráter de atendimento eletivo. Portanto, ressalta-se a importância de estudos que analisem o impacto da doença a fim de implementar políticas de prevenção e de promoção à saúde, de modo a reduzir o desenvolvimento desta enfermidade e os seus agravos.
Referências Bibliográficas
Souza-dias C. Manual da residência de oftalmologia. Barueri: Editora Manole; 2018.
Maio Verde: A Importância do Combate à Cegueira pelo Glaucoma. 2024 May 06 [cited 2024 May 15]. Available from: https://sboportal.org.br/noticias/maio-verde-a-importancia-do-combate-a-cegueira-pelo-glaucoma
Ministério da Saúde - Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) - DATASUS
Área
GLAUCOMA (trabalhos)
Categoria
Pôster Eletrônico
Instituições
Universidade Nove de Julho - São Bernardo do Campo - São Paulo - Brasil
Autores
DANIELLE GUIMARÃES RAICIK, VICTOR DA SILVA OLIVEIRA, KARINA KORKMAZ GUISARD, MARIA EDUARDA RABELO DE SOUZA LIMA, PEDRO LUCAS GOMES RODRIGUES, ANA ALICE LEMOS LIMA, RAFAELA GUTIERREZ ZEITOUNE MACEDO, CATHERINE YURIE MINASSE