Congresso SBO 2024

Dados do Trabalho


Título

CERATITE ULCERATIVA PERIFERICA (PUK) EM UM PACIENTE COM SUSPEITA DE ARTRITE REUMATOIDE: RELATO DE CASO

Resumo

INTRODUÇÃO: A ceratite ulcerativa periférica (PUK) representa um tipo de ulceração corneana em formato de crescente e perilímbica, caracterizada pelo afilamento estromal setorial. Trata-se de uma infiltração corneana imunomediada que pode preceder ou suceder doenças autoimunes sistêmicas, tais como a Artrite Reumatoide. O tratamento consiste, principalmente, na imunossupressão sistêmica.

DESCRIÇÃO: Paciente do sexo masculino, 76 anos, portador de Hipertensão Arterial Sistêmica controlada e DM 2. História de dor ocular progressiva com lacrimejamento e sensação de corpo estranho há dois anos refratários ao tratamento. Referido ao serviço de oftalmologia, devido a tamponamento de íris no olho direito (OD) associada a alterações articulares em membros superiores e inferiores sugestivas de Artrite Reumatoide. Ao exame oftalmológico, acuidade visual corrigida (AVCC) de 20/800 em OD e conta dedos junto a face em olho esquerdo (OE). À biomicroscopia, demonstrou pannus corneano, afilamento corneano periférico, íris corectópica tamponando periferia da córnea nasal, catarata N2 e precipitados ceráticos (PKs) em ambos os olhos (AO). À fundoscopia, evidenciou escavação de 0,2/0,2 e brilho macular normal em AO. Exame de topografia corneana identificou astigmatismo corneano irregular importante em AO e afilamento corneano periférico. Foram solicitados exames de sorologias, função renal e auto-anticorpos para investigação etiológica da doença.

DISCUSSÃO: Paciente foi diagnosticado com PUK e quadro de uveíte anterior residual. Optou-se por não iniciar terapêutica da uveíte anterior com corticosteroides devido ao risco elevado de perfuração corneana. Atualmente, encontra-se em tratamento e acompanhamento oftalmológico.

CONCLUSÃO: A PUK é uma condição que causa afilamento corneano periférico, muitas vezes com componente inflamatório, estando associada em grande parte dos casos a colagenoses. Destaca-se o uso cuidadoso de corticoide tópico no tratamento, pois pode agravar o afilamento corneano. O uso de corticoides orais e cirurgia para ressecção conjuntival devem ser considerados.

Referências Bibliográficas

Silva APC, Ribeiro JMC, Saito MS, Barboza MNC, Moscovici BK. Manifestações clínicas de ceratite ulcerativa periférica com ceratite neutrófica: desafio terapêutico. Rev Bras Oftalmol. 2023;82:e0060.

Área

CÓRNEA (trabalhos)

Categoria

Pôster Eletrônico

Instituições

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil

Autores

ÁLVARO A. MARTINS SILVA, LUISA COSCARELLI, SANDRO COSCARELLI , CLÁUDIA GAMA