Congresso SBO 2024

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DOS CUSTOS HOSPITALARES RELACIONADOS A CEGUEIRA E VISAO SUBNORMAL: UM ESTUDO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO BRASIL ENTRE 2020 A 2023.

Resumo

INTRODUÇÃO: A cegueira e a visão subnormal são desafios significativos para a saúde pública em todo o mundo, incluindo o Brasil. Além do impacto na qualidade de vida dos indivíduos afetados, essas condições também acarretam um significativo ônus financeiro para os sistemas de saúde. Ao compreender o valor desses serviços, é possível desenvolver políticas de saúde mais eficazes e alocar recursos de forma a atender melhor às necessidades das populações afetadas. (1)
OBJETIVOS: Analisar dados epidemiológicos dos valores dos serviços hospitalares prestados por cegueira e visão subnormal no Brasil durante o período de 1 de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2023.
MÉTODOS: Este estudo epidemiológico descritivo quantitativo analisou dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS sobre os gastos com serviços hospitalares no Brasil. Incluiu pacientes com diagnóstico de cegueira e visão subnormal entre 2020 e 2023, considerando variáveis como regiões, sexo e faixa etária.
Resultados: Entre 2020 e 2023, o Brasil gastou cerca de R$ 268.876,09 em serviços hospitalares relacionados à cegueira e visão subnormal. A região mais dispendiosa foi o Sudeste, com R$ 170.687,92 (63,48%), seguida pela região Sul. Houve uma predominância do sexo masculino nas regiões Sudeste, Sul e Norte, enquanto nas regiões Nordeste e Centro-Oeste houve predominância feminina. Quanto à faixa etária, os gastos foram maiores entre 50 a 69 anos, correspondendo a 42,43% do total de gastos.(2)
CONCLUSÃO: Os gastos hospitalares relacionados à cegueira e visão subnormal no Brasil entre 2020 e 2023 revelam que a região Sudeste lidera em gastos, seguida pela região Sul, possivelmente devido ao tamanho populacional e infraestrutura de saúde. Embora haja predominância masculina nas regiões Sudeste, Sul e Norte, a predominância feminina no Nordeste e Centro-Oeste sugere diferenças regionais nos fatores de saúde. A faixa etária de 50 a 69 anos concentra a maior parte dos gastos. Esses dados ressaltam a necessidade de políticas de saúde direcionadas e uma alocação eficiente de recursos para abordar as demandas específicas de cada região e grupo demográfico (1,2).

Referências Bibliográficas

1. Silva AMT da CP, Matos MHBR de, Lima H de C. Serviço de visão subnormal do Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC): análise dos pacientes atendidos no 1o ano do departamento (2004). Arquivos Brasileiros de Oftalmologia. 2010 Jun;73(3):266–70.
2. Brasil, Ministério da Saúde. Banco de dados do Sistema Único de Saúde- DATASUS. Sistema de Informação de Agravos de Notificação- Sinan Net, 2024.Disponívelem:http:// tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sinannet/cnv/leishvbr. def.

Área

VISÃO SUBNORMAL (trabalhos)

Categoria

Oral

Instituições

Faculdade Pernambucanade Saúde - Pernambuco - Brasil

Autores

GIOVANNA ARCOVERDE OLIVEIRA, NATHALIA BRUM CAVALCANTI, FELIPE DELANO DE ARCOVERDE OLIVEIRA, CAIO ROBERTO VIANA ARAUJO, GUSTAVO BRUM CAVALCANTI