Congresso SBO 2024

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DAS INTERNAÇOES POR NEOPLASIA MALIGNA DOS OLHOS E ANEXOS: UMA ANALISE DOS PACIENTES ATENDIDOS NO BRASIL NO PERIODO DE 2020 A 2023.

Resumo

INTRODUÇÃO: As neoplasias malignas dos olhos e anexos representam uma condição oftalmológica grave que demanda atenção especializada e tratamento adequado. Nos últimos anos, essas condições emergiram como uma preocupação significativa de saúde pública em todo o mundo, incluindo o Brasil. Compreender o perfil epidemiológico dessas condições é crucial para melhor orientar políticas de saúde e intervenções clínicas. (1)
OBJETIVOS: Analisar dados epidemiológicos das internações causadas por neoplasia maligna dos olhos e anexos no Brasil durante o período de 1 de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2023.
MÉTODOS: Este estudo epidemiológico descritivo quantitativo, analisou dados de internações hospitalares no Brasil entre 2020 e 2023, usando o Sistema de Informações Hospitalares do SUS. Foram considerados pacientes internados com diagnóstico de neoplasia maligna dos olhos e anexos, com foco nas variáveis de faixa etária, sexo e região.
RESULTADOS: Durante o período de 2020 a 2023, foram registradas 10.469 internações hospitalares por neoplasia maligna dos olhos e anexos no Brasil. A faixa etária mais acometida foi a compreendida entre 1 a 4 anos de idade, com 4.114 casos (39,29%), seguida daquela compreendida entre os 60 a 69 anos de idade com 10,74% dos casos. Houve ainda uma predominância do sexo masculino nas faixas etárias mais acometidas, correspondendo a 54,48% do total de internações. A região mais acometida foi a Sudeste, com 6.201 casos (59,2%), seguida da região Nordeste, juntas as duas representam 79,6% das internações. (2)
CONCLUSÃO: Os dados das internações por neoplasia maligna dos olhos e anexos no Brasil entre 2020 e 2023 revelam uma distribuição bimodal, com as faixas etárias de 1 a 4 anos e de 60 a 69 anos sendo as mais afetadas. Houve uma predominância de internações de pacientes do sexo masculino, sugerindo possíveis disparidades na suscetibilidade e/ou no acesso aos cuidados de saúde entre os sexos. As regiões mais atingidas foram o Sudeste e o Nordeste. Logo, ressalta- se a importância de políticas de saúde focadas na prevenção, detecção precoce e tratamento dessa condição em diferentes grupos demográficos e áreas geográficas.(1,2)

Referências Bibliográficas

1. Huang J, Sze Chai Chan, Ko S, Lok V, Zhang L, Lin X, et al. Disease burden, risk factors, and temporal trends of eye cancer: A global analysis of cancer registries. Clinical & experimental ophthalmology. 2024 Jan 28.
2. Brasil, Ministério da Saúde. Banco de dados do Sistema Único de Saúde- DATASUS. Sistema de Informação de Agravos de Notificação- Sinan Net, 2024.Disponível em :http:/tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sinannet/cnv/leishvbr. def.

Área

ONCOLOGIA (trabalhos)

Categoria

Oral

Instituições

Faculdade Pernambucana de Saúde - Pernambuco - Brasil

Autores

GIOVANNA ARCOVERDE OLIVEIRA, NATHALIA BRUM CAVALCANTI , CAIO ROBERTO VIANA ARAÚJO, FELIPE DELANO DE ARCOVERDE OLIVEIRA, GUSTAVO BRUM CAVALCANTI, NICOLE MOREIRA CUNHA