Dados do Trabalho
Título
“PIT DE PAPILA ADQUIRIDO: APON”
Resumo
Introducción
A perda focal do anel neurorretiniano no nervo óptico em pacientes com glaucoma é uma característica da atrofia óptica glaucomatosa. Na progressão da doenca, este afinamento está associado com aumento da excavação, afinamento focal de la lâmina crivosa e do anel neurorretiniano, dando a aparência de pit adquirido do nervo óptico (APON). (1-2)
Descrição do caso
Paciente feminino de 44 años, consulta por ver una mancha escura no centro da visão de 4 meses de evolução. Antecedente materno de glaucoma. Nega antecedentes oftalmológicos prévios.
Acuidade visual:OD 20/20–OE 20/20.
BIO:sem alterações.
PIO 17/18 mmHg.
FO:se observam papilas rosada de bordes nítidos, micropapila, OD:excavação 0.4-0.5 com notch temporal inferior. OE:excavação 0.4.
Exames solicitados:
Retinografía:sinal de Hoyt temporal inferior y hemorragia en chama de vela.
OCT:perda de espessura em camada de fibras nervosas neurorretinianas em quadrante temporal inferior, mais intensa no OD
CVC:escotoma central em OD
Paquimetría: 552/570 um
Foi indicado dorzolamida cada 12 hs. Solicita-se MAPA 24h, ecodoppler carotídeo, potencial evocado, polissonografia e RNM. Encaminha-se a paciente à neurooftalmologia, neurologia, reumatologia e cardiologia. Não se detectaram alterações patológicas.
Chega-se ao diagnóstico de APON. Durante o seguimento se observa progressão com acentuado afinamento do quadrante temporal inferior, que determinou redução da espessura hemimacular inferior e aumento do escotoma central de ambos olhos, sem registrar valores elevados de PIO, sendo necessário aumentar o tratamento clínico com antiglaucomatosos com reajuste constante de PIO alvo para baixo.
Discussão
O APON é mais frecuente em pacientes de sexo feminino, de meia idade e mais associado a glaucoma de pressão normal. Apresenta mayor comprometimento do campo visual comparado com os de PIO elevada. A localização do nervo óptico mais afetada foi a temporal inferior. Considera-se que exista uma área de susceptibilidade anormal do nervo óptico, denominada “insuficiência laminar”, com perda de fibras nervosas a pesar de pressões intraoculares normais (1). Caracterizam-se por apresentar escotoma central do campo visual, frequentemente dentro dos 5° de fixação no setor superior (2). É considerado um fator de progressão de glaucoma (3)
Conclusoes
A identificação de APON é um sinal de alarme de rápida progressão de glaucoma. É importante o diagnóstico e tratamento precoce, devido ao acometimento campimétrico central ou paracentral.
Referências Bibliográficas
Bibliografía:
1- Javitt JC, Spaeth GL, Katz LJ, Poryzees E, Addiego R. Acquired pits of the optic nerve.
Increased prevalence in patients with low-tension glaucoma. Ophthalmology. 1990
Aug;97(8):1038-43; discussion 1043-4.
2- Nduaguba C, Ugurlu S, Caprioli J. Acquired pits of the optic nerve in glaucoma: prevalence and
associated visual field loss. Acta Ophthalmol Scand. 1998 Jun;76(3):273-7.
3- Mahmoudinezhad G, Lin M, Rabiolo A, Morales E, Hirunpatravong P, Sharifipour F, Caprioli J.
Rate of visual field decay in glaucomatous eyes with acquired pits of the optic nerve. Br J
Ophthalmol. 2021 Mar;105(3):381-386.
Área
GLAUCOMA (trabalhos)
Categoria
Pôster Eletrônico
Instituições
Hospital Italiano de Buenos Aires - - Argentina
Autores
FRANCO HERNÁNDEZ, CAROLINA TAPIA, MARIA ANGELICA MOUSSALLI, ARTURO BURCHAKCHI, CATALINA GIGENA