Dados do Trabalho
Título
SIMULAÇOES DE ATENDIMENTO AO TRAUMATISMO OCULAR EM CENARIOS DE EMERGENCIA: UM TREINAMENTO PRATICO AOS DISCENTES DE MEDICINA
Resumo
Introdução: Os traumatismos oculares representam uma parcela significativa das demandas dos serviços de
emergência, ocasionando alterações funcionais e, consequentemente, elevando o risco de cegueira. A OMS
aponta que cerca de 55 milhões de traumas oculares ocorrem por ano no mundo. Devido à alta demanda desses
atendimentos nos serviços de emergência e à falta de preparo dos médicos plantonistas não-oftalmologistas, o
prognóstico do paciente tende a ser comprometido. Isto posto, é fundamental a capacitação dos estudantes de
medicina para atendimentos mais assertivos aos traumas oculares nas emergências. Objetivo: Descrever um
treinamento prático de simulação em cenários de Emergências Médicas no atendimento de traumatismos
oculares, direcionado a acadêmicos de medicina com foco no manejo adequado, monitoramento e estabilização
do paciente. Metodologia: Estudo descritivo de abordagem qualitativa. Foi realizada uma atividade educativa
que consistiu na simulação de dois traumas oculares em cenários de emergência, direcionada a acadêmicos de
medicina do 8º período. Um professor atuou como facilitador e dois estudantes prestaram assistência a cada
paciente simulado. O primeiro cenário foi um trauma contundente no olho esquerdo: R.M, masculino, 25 anos,
mecânico, chega à emergência com perda súbita de visão e equimose periorbitária após lesionar-se com objeto
contundente durante o trabalho. O segundo cenário foi um acidente automobilístico com perfuração ocular
direita: M.B, masculino, 58 anos, chega ao serviço de emergência após colisão de carro, apresentando dor e
incapacidade de mobilização ocular, além de caco de vidro alojado no olho provocando hemorragia. Após,
houve uma discussão com os participantes e o professor acerca das ações realizadas e o correto manejo frente
aos traumas oculares. Resultados: Durante o treinamento, os estudantes demonstraram um bom desempenho no
atendimento de emergência perante o paciente vítima de traumatismo ocular, outrossim, atividades semelhantes
são efetivas para consolidar o conhecimento e desenvolver confiança nas habilidades dos alunos, preparando-os
para situações reais. Conclusão: A prática de simulação em cenários de emergência demonstrou-se uma
ferramenta eficaz para os alunos de medicina do 8º período, capacitando-os para lidar com situações clínicas
similares em sua prática profissional. Portanto, o estudo sugere que educadores implementem o treinamento de
simulação em emergência numa ampla experiência acadêmica.
Referências Bibliográficas
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Área
URGÊNCIAS E TRAUMAS (trabalhos)
Categoria
Pôster Eletrônico
Instituições
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SA/IDOMED - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
GABRIELA CARNEIRO CABRAL DOURADO BENINCA, ANA LUIZA DE LACERDA CARUNCHO, PIETRO CHALOM HAIAT, NICOLAS PIMENTA MAIA SILVA, MILLENA VIDAL GODINHO, ISABELLY FREITAS CRUZ, CAMILLA SOUZA LIMA, MILLENA BEATRIZ FERREIRA DA SILVA, ANNI CAROLINNI GOMES ATTIA MARCELLO, JOSE HENRIQUE BALESTIERI, CHRISTINA SILVA COSTA KLIPPEL