Congresso SBO 2024

Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS ETIOLOGICOS E CLINICOS DA SINDROME DE FOSTER-KENNEDY: UMA REVISAO SISTEMATICA

Resumo

Introdução: A síndrome de Foster-Kennedy (SFK) é uma tríade composta por atrofia do nervo óptico, papiledema contralateral e anosmia, geralmente causada por tumores da fossa anterior da base do crânio¹. No entanto, existe uma grande variabilidade quanto aos mecanismos fisiopatológicos e as manifestações dessa patologia². Desse modo, o objetivo deste estudo é analisar os aspectos etiológicos e clínicos da SFK bem como seu manejo. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática de artigos publicados nos últimos 10 anos (2014-2024) nas bases de dados Pubmed e Medline. O termo pesquisado foi “Foster-Kennedy syndrome”. Foram incluídos estudos em inglês, português e espanhol, que apresentavam ao menos um caso da patologia e que possuíam o termo no título ou resumo. Artigos cujo texto completo não estava disponível, não apresentavam desfecho e artigos duplicados foram excluídos da análise. Dois revisores independentes realizaram a análise dos dados e as discordâncias quanto à inclusão do estudo foram resolvidas através de consenso. Inicialmente 34 estudos foram identificados, entre os quais 24 foram selecionados através dos critérios descritos, em que 32 pacientes foram reconhecidos. A idade média dos pacientes foi de 41.27 anos, a razão de Homens/Mulheres foi de 1.4/1. O fator que mais desencadeou a SFK foi a compressão tumoral do nervo óptico (50%), a maioria sendo por meningiomas, ocorrendo também por adenomas hipofisários, schwanoma e glioblastoma multiforme. Outras causas da SFK foram: isquêmica (28%), autoimune (9,3%), nutricional (3%), infecciosa (3%) e idiopática (6%). Além das alterações visuais (50%), a cefaleia foi o sintoma associado mais frequente (34%), seguido de alterações neurológicas (21%) como convulsões, monoparesia, paralisia de nervo e instabilidade postural. Ademais, o tratamento cirúrgico foi adotado em apenas 40% dos casos, sendo o tratamento essencialmente clínico utilizado em 50% dos estudos identificados. Conclusão: A SFK, apesar de incomum, pode expressar-se nas mais diversas faixas etárias. Outrossim, identificou-se que grande parte das etiologias é tumoral, porém causas isquêmicas, autoimunes e infecciosas são diagnósticos etiológicos diferenciais. Por fim, observa-se que essa síndrome geralmente é acompanhada de outros sintomas visuais e neurológicos, podendo ser tratada de modo clínico ou cirúrgico a depender da etiologia.

Referências Bibliográficas

¹Lai AT, Chiu SL, Lin IC, Sanders M. Foster Kennedy syndrome: now and then. J Neuroophthalmol. 2014 Mar;34(1):92-4. doi: 10.1097/WNO.0000000000000072. PMID: 24284554.
²Schatz NJ, Smith JL. Non-tumor causes of the Foster Kennedy syndrome. J Neurosurg. 1967 Jul;27(1):37-44. doi: 10.3171/jns.1967.27.1.0037. PMID: 6028867.

Área

NEUROFTALMOLOGIA (trabalhos)

Categoria

Pôster Eletrônico

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas Afya - Itabuna - Bahia - Brasil

Autores

DIEGO MENDONCA MARTINS, LEONARDO OLIVEIRA SOUZA, RONALD ROCHA SILVA