Congresso SBO 2024

Dados do Trabalho


Título

SALA DE AULA INVERTIDA VERSUS ENSINO TRADICIONAL NO APRENDIZADO DE OFTALMOLOGIA

Resumo

Introdução: A metodologia ativa de ensino e aprendizagem tem sido cada vez mais implementada em faculdades de medicina. A sala de aula invertida é um tipo de metodologia ativa. Nela, o estudante é apresentado ao conteúdo previamente, por meio de materiais indicados pelo professor e, na sala de aula, o assunto é discutido e as dúvidas são sanadas. Portanto, nesse método, o aluno busca o conhecimento de forma autônoma e participativa e o professor possui o papel de facilitador. Já no método tradicional de ensino, baseado em palestras, o educador é responsável por orientar o aluno em cada passo na construção do saber, dentro da sala de aula e fora dela. Dessa forma, o conhecimento é adquirido de forma passiva. Objetivo: Comparar a sala de aula invertida com o ensino tradicional no aprendizado de oftalmologia por internos de medicina. Métodos: Trata-se de revisão narrativa da literatura realizada em 2024, no PubMed, por meio da ferramenta avançada de pesquisa da plataforma, com os seguintes termos: “flipped classroom” and “traditional” and “ophthalmology”. Foram encontrados 5 artigos entre os anos de 2017 e 2023 e desses, 2 foram selecionados para compor o presente estudo. Os critérios de exclusão foram: estudos realizados com estudantes de medicina do ciclo básico ou clínico, residentes ou pós-graduandos em oftalmologia; estudos que não sejam ensaios clínicos controlados e randomizados; estudos com ensino online; metodologia ativa diferente da sala de aula invertida. Resultados: Os estudos aplicaram testes subjetivos de feedback para avaliação da satisfação dos estudantes quanto ao método de ensino em que estavam inseridos, além de testes objetivos, como pré-testes e/ou pós-testes para avaliação do aprendizado. Os internos submetidos à sala de aula invertida obtiveram maior satisfação com relação ao método de ensino, maior contentamento com a carga horária do curso, melhoria da capacidade de comunicação, mais entusiasmo em fazer perguntas e participar das discussões, além de apresentarem notas mais altas nas atividades conteudistas ao final do rodízio em oftalmologia do que os internos do método tradicional. Já os pré-testes, não obtiveram valores estatísticos relevantes. Os estudantes da metodologia ativa também relataram maior sobrecarga devido ao maior tempo de preparação para a aula. Conclusão: É notório que, de fato, a sala de aula invertida possui melhores resultados quanto à satisfação do interno e aquisição de conhecimentos em oftalmologia.

Referências Bibliográficas

Chan P.P., Lee V.W.Y., Yam J.C.S., Brelén M.E., Chu W.K., Wan K.H., Chen L.J., Tham C.C., Pang C.P. Flipped Classroom Case Learning vs Traditional Lecture-Based Learning in Medical School Ophthalmology Education: A Randomized Trial. Academic Medicine. 2023 Sep 1;98(9):1053-1061. doi: 10.1097/ACM.0000000000005238. Epub 2023 Apr 14. PMID: 37067959.

Tang F., Chen C., Zhu Y., Zuo C., Zhong Y., Wang N., Zhou L., Zou Y., Liang D. Comparison between flipped classroom and lecture-based classroom in ophthalmology clerkship. Medical Education Online. 2017;22(1):1395679. doi: 10.1080/10872981.2017.1395679. Erratum in: Med Educ Online. 2017;22(1):1406198. PMID: 29096591; PMCID: PMC5678346.

Área

GERAL (trabalhos)

Categoria

Pôster Eletrônico

Instituições

UniRedentor - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

EDUARDA MARIA CETTO MEIRA, LEANDRO PETRONETTO LOUREIRO, ALEXANDRA DE CARVALHO MATOS, FELIPE TERRA DE MARTÍN GALITO, RODOLFO DA SILVA GONÇALVES, HIGOR FONTANA NICOLI, ÉLITON APARECIDO FERREIRA