Congresso SBO 2024

Dados do Trabalho


Título

APLICAÇOES DA BOLHA DE AR NO DESCOLAMENTO DA MEMBRANA DE DESCEMET APOS FACOEMULSIFICAÇAO – UM RELATO DE CASO

Resumo

A membrana de descemet ou lâmina limitante posterior, é considerada a membrana basal do endotélio e possui cerca de 10 µm de espessura¹. Os descolamentos de Descemet, quando extensos ou próximos ao eixo, podem incapacitar a visão dos pacientes ².

Paciente feminina, 62 anos, apresentou-se ao Hospital Federal da Lagoa (HFL) no dia 13/10/2023, após facoemulsificação de olho esquerdo (OE), queixando-se de embaçamento visual no olho operado. Fazia uso prednisona tópica 2/2h, antibiótico e AINE tópico. Ao exame físico apresentava AV com correção de vultos em OE e na biomicroscopia notava-se edema de córnea 4+/4+ com dobras de descemet e hemorragia subconjuntival (anexo 1). Iniciado investigação e introduzido dimetilpolisiloxane 6/6h e lente de contato terapêutica.
No dia 23/10/2023 paciente ainda queixava se de embaçamento visual e apresentava ao exame AV de conta dedos a 2 metro, edema de córnea 3+/4+ e fundo de olho indevassável. Realizado OCT-AS que evidenciou descolamento de descemet central com envolvimento periférico (anexo 2), sendo encaminhada ao centro cirúrgico para 1⁰ aplicação de bolha de ar em CA.
No dia 29/10/2023 compareceu ao ambulatório relatando melhora visual e ao exame físico foi evidenciado edema de córnea +2/4+ e 20/80 de visão após refração (anexo 3). Discutido caso com Staff que orientou 2⁰ aplicação de bolha de ar em CA, sendo imediatamente admitida no bloco cirúrgico. No dia 10/11/2024 paciente apresentava redução significativa do edema corneano e visão de 20/50 após refração. Realizado novo OCT-AS com evidente melhora na adesão da descemet (anexo 4).

O descolamento da Descemet não é considerada uma complicação frequente no pós-operatório da facoemulsificação, sendo a conduta expectante muitas vezes a estratégia inicial². Outras alternativas usadas incluem: bolha de ar, sutura com transfixação da córnea, viscoelásticos com bolha de ar ou gás¹⁻².

Podemos concluir que a bolha de ar é uma alternativa efetiva, segura e de fácil execução, principalmente em descolamentos não extensos. O paciente em questão segue em acompanhamento no serviço.

Referências Bibliográficas

Nouri M, Pineda R Jr, Azar D. Descemet membrane tear after cataract surgery. Semin Ophthalmol.
2002;17(3-4):115-9.

Sparks GM. Descemetopexy. Surgical reattachment of stripped Descemet's membrane. Arch Ophthalmol. 1967l;78(1):31-4.

Área

CATARATA (trabalhos)

Categoria

Pôster Eletrônico

Instituições

HOSPITAL FEDERAL DA LAGOA - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

MATEUS DE SOUZA SCHERRER, JORGE PATRICK SILVA DA ROCHA, SARA CHAGAS ABREU, FERNANDO RIBEIRO AMARAL, MARIANA PRATES CAMILO, THIAGO AFONSO SOUZA GUIMARÃES, RENATO DE PAULA PEREZINI, HEITOR MENDES BRANDÃO