Congresso SBO 2024

Dados do Trabalho


Título

APRESENTAÇAO INFREQUENTE DO HAMARTOMA COMBINADO DE RETINA E DO EPITELIO PIGMENTAR – UM RELATO DE CASO

Resumo

O hamartoma combinado da retina e do epitélio pigmentado da retina (HCR-EPR) é um tumor congênito, comumente solitário, com prevalência de < 1/1000000 e de etiologia indefinida¹. É descrito em crianças, mas também em adultos jovens, sendo os achados clínicos mais comuns a presença de baixa acuidade visual e estrabismo².

Paciente feminina, 25 anos, farmacêutica e residente em Maricá (RJ), compareceu ao atendimento no setor de retina clínica do Hospital Federal da Lagoa (HFL) no dia 10/03/2023 relatando baixa acuidade visual e metamorfopsia em olho esquerdo (OE). Negava patologias oftalmológicas ou sistêmicas relevantes.
Ao exame oftalmológico apresentava AV com correção de 20/20 em olho direito (OD) e 20/25 -1 em olho esquerdo (OE), contudo questionava metamorfopsia em Tela de Amsler. Sem alterações na biomicroscopia e à tonometria.
O exame da oftalmoscopia binocular indireta de olho esquerdo confirmou a presença de pregueamento da membrana limitante externa em polo posterior se estendendo até lesão coriorretiniana em arcada temporal superior. Tal lesão caracterizava se por ser delimitada, elevada, de coloração branco-acinzentada, medindo três diâmetros de disco na horizontal e quatro diâmetros de disco na vertical (anexo 1). Não foram visualizadas alterações em calibre e coloração dos vasos, além do disco óptico de aspecto fisiológico.
Ao exame de autofluorescência de olho esquerdo foi identificado lesão hipoautofluorescente com bordos nasal e temporal hiperautofuorescentes (anexo 2). Tomografia de coerência óptica (OCT) em OE revelou irregularidade na superfície retiniana, além de membrana hiperrefletiva e afinamento da camada nuclear externa temporal a fóvea.

A lesão é composta de retina sensorial, vasos sanguíneos retinianos e membrana vitreorretiniana. Na maioria das vezes provoca comprometimento visual moderado a grave no olho afetado.

O caso relatado possui apresentação atípica pela idade de início dos sintomas e acuidade visual apresentada. A paciente segue em acompanhamento a fim descartar o crescimento e características malignas.

Referências Bibliográficas

Bowling B, Kanski JJ. Kanski's clinical ophthalmology: a systematic approach. 8. ed. Edinburgh: Elsevier, 2016.

Yanoff M, Duker JS, Oftalmologia, GEN Guanabara Koogan; 5a edição (2022).

Área

RETINA (trabalhos)

Categoria

Pôster Eletrônico

Instituições

HOSPITAL FEDERAL DA LAGOA - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

MATEUS DE SOUZA SCHERRER, JORGE PATRICK SILVA DA ROCHA, SARA CHAGAS ABREU, MARIANA PRATES CAMILO, FERNANDO RIBEIRO AMARAL, THIAGO AFONSO SOUZA GUIMARÃES, RENATO DE PAULA PEREZINI, HEITOR MENDES BRANDÃO