Dados do Trabalho
Título
RETINOPATIA DIABETICA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇAO DOS DISCENTES DA FACULDADE DE CIENCIAS MEDICAS E DA SAUDE DE JUIZ DE FORA
Resumo
Introdução: A Retinopatia diabética (RD) é uma complicação microvascular na retina oriunda da Diabetes Mellitus (DM) e acomete um indivíduo a cada três diabéticos¹. A fisiopatologia da RD se relaciona com a apoptose de células presentes na retina, acúmulo de glutamato, reduzindo o número de células nervosas e ganglionares². Para seu manejo é fundamental o controle dos níveis de açúcar e da pressão arterial. Objetivo: Investigar o grau de conhecimento dos estudantes da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS-JF) sobre diabetes e retinopatia diabética, além de analisar se os estudantes da FCMS-JF apresentam fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes. Métodos: Foi elaborado pelos pesquisadores um formulário, aplicado no mês de outubro de 2023, aos 209 estudantes de medicina da FCMS-JF sobre os temas: alimentação, retinopatia diabética, tratamento, rotina e fatores de risco. Conforme aprovação do Comitê de Ética, CAAE: 613113822400005103. Foram excluídos questionários com rasuras, pois permitiam dupla interpretação e questionários que não responderam à pergunta subsequente relacionada. Foram utilizados cálculos estatísticos para análise quantitativa e qualitativa desta amostra, para tanto, foi utilizado o Teste T Student. Resultados: Inicialmente, foram investigados o grau de conhecimento dos estudantes e os fatores de risco para o desenvolvimento de DM e RD. Dados obtidos: estudantes que sabiam o que era RD, média 35,75; conhecimento sobre o tratamento de RD, média 8,5 e valor de p= 0,000661, com significância estatística. Observou-se também a relação dos fatores de risco e o desenvolvimento de DM, a partir do consumo de bebida alcoólica, realização de atividade física e ansiedade: p= 0,000665, p= 0,000177 e p= 0,001031, com significância estatística. Identificou-se ainda a relação entre tabagismo e o desenvolvimento de DM, 91,82% acreditam nessa relação e 8,37% não acreditam, p= 0,00013, com significância estatística. Conclusão: A RD ainda necessita ser abordada de forma mais detalhada nesses períodos. Apesar dos estudantes não serem diabéticos, é necessário evitar o consumo de bebida alcoólica, realizar atividades físicas, reduzir o estresse e o consumo de carboidratos, minimizando a predisposição à DM e, consequentemente, uma futura RD. Os desdobramentos desta pesquisa se refletem na atuação profissional dos acadêmicos, já que acompanharão pacientes, podendo atuar tanto na prevenção quanto na orientação desta doença.
Referências Bibliográficas
1. Ministério da Saúde. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas retinopatia diabética. Disponível em: http://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/consultas/relatório. Acessado em Dezembro 5, 2023.
2. Martins TGS.Retinopatia Diabética: Uma neuropatia. Einstein (São Paulo). 2021; 19:eD6110.
3. Mehta S. Vitreoretinal Diseases and Sugery Service, Wills Eye Hospital, Sidney Kimmel Medical College at Thomas Jeferson University. Retinopatia diabética. Disponível em: msdmanuals.com. Acessado em 23 de Outubro de 2023.
4. Bosco A, Lerário AC, Soriano D, Santos RF, Massote P, Galvão Daniela, et al. Retinopatia diabética. Arquivos Brasileiros de
Endocrinologia & Metabologia 2005;49(2):217-27.
5. Campagna D, Alamo A, Di Pino A, Russo C, Calogero AE, Purello F. Smoking and diabetes: dangerous lliaisons and confusing relationships. Diabetol Metab Syndr 2019 Oct 24; 11:85
.
6. Sociedade Brasileira de Diabetes. Retinopatia Diabética Manejo da retinopatia diabética. Disponível em: http://diretriz.diabetes. org.br. Acessado em Outubro, 2023.
7. Hirakawa TH, Costa WC, Nakahima F, Ferreira AIC, Ribeiro LB, Ticianeli JG, et al. Conhecimentos dos pacientes diabéticos usuários do Sistema Único de Saúde acerca da retinopatia diabética. Rev. Bras.Oftalmol 2019; 78(2):107-11.
Área
RETINA (trabalhos)
Categoria
Pôster Eletrônico
Instituições
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
Autores
LAURA DE SOUZA CORREA NETTO, LEANDRO VESPOLI CAMPOS