Dados do Trabalho
Título
ESTUDO DE ASSOCIAÇAO GENOMICA AMPLA (GWAS) PARA IDENTIFICAÇAO DE VARIANTES GENETICAS RELACIONADAS AO DESENVOLVIMENTO DO GLAUCOMA PRIMARIO DE ANGULO ABERTO NA AMOSTRA DA POPULAÇAO BRASILEIRA
Resumo
Introdução: O glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA) é a principal causa de cegueira irreversível no mundo, sendo descrito como uma doença assintomática, neurodegenerativa e de etiologia multifatorial, cuja principal característica é a perda progressiva das células ganglionares da retina (CGRs) e consequente dano progressivo do disco óptico. Interações entre fatores sistêmicos, ambientais e genéticos, assim como fatores de risco incluindo etnia, agregação familiar, e pressão intraocular elevada (principal e único parâmetro tratável), participam da fisiopatologia do GPAA. Assim, a identificação de variantes genéticas representa um importante passo na medicina de precisão. Até o momento, foram identificadas 127 variantes de nucleotídeo único relacionadas à afecção e/ou a seus endofenótipos a partir de Estudos de Associação Genômica Ampla (do inglês Genome-Wide Association Study - GWAS) em populações majoritariamente homogêneas, incluindo etnias caucasianas ou asiáticas. Contudo, a diversidade dos achados permanece limitada, visto que, apesar da América Latina ocupar o segundo lugar em prevalência global, investigações em coortes miscigenadas como a brasileira permanecem raras.
Propósito: Neste estudo, propomos identificar e validar, por meio de GWAS, variantes genéticas relacionadas ao desenvolvimento do GPAA em uma amostra da população brasileira representativa de diferentes regiões do país (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste). Posteriormente, por meio de cooperações, pretende-se validar as variantes identificadas em populações provenientes de diferentes consórcios que compreendem etnias variadas. Como desdobramento, pretende-se validar escores de risco poligênico desenvolvidos em outras populações com o objetivo de verificar sua aplicabilidade na população brasileira do estudo.
Métodos: A análise será realizada a partir da avaliação de 2000 casos e 2000 controles em uma coorte de descoberta e validação em 1000 casos e 1000 controles adicionais oriundos da mesma origem geográfica. A análise de GWAS será realizada por meio do microarranjo Infinium Global Screening Array-24 MD v3.0 (Illumina, Inc., San Diego, CA, USA), tornando possível tanto o estudo de associação quanto o controle genômico da estrutura populacional por meio da utilização de marcadores de ancestralidade (Ancestry-informative markers). As análises serão realizadas por sistemas operacionais UNIX utilizando a linguagem da linha de comando, bem como pelos softwares estatísticos R, PLINK e PRSice.
Discussão: Este estudo, pioneiro neste escopo, em uma a coorte brasileira, busca revelar novos mecanismos moleculares envolvidos na etiologia do GPAA e seus endofenótipos, aprimorando a medicina de precisão com futuras estratégias de diagnóstico e tratamento.
Área
Glaucoma
Autores
THIAGO ADALTON ROSA RODRIGUES, JÚLIA NICOLIELLO PEREIRA DE CASTRO, ANA CAROLINA LIMA CAMARGO, VITAL PAULINO COSTA, JOSÉ PAULO CABRAL DE VASCONCELLOS, MÔNICA BARBOSA DE MELO