Dados do Trabalho
Título
ALTERAÇAO CONGENITA IRIANA UNILATERAL SIMULANDO EMBRIOTOXON POSTERIOR: UM CASO RARO
Resumo
B.A., sexo masculino, 76 anos, deu entrada no pronto socorro do setor de oftalmologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília devido a sensação de corpo estranho em olho direito (OD) com evolução de 3 dias. Negava comorbidades, antecedentes oftalmológicos e medicações de uso contínuo. Ao exame oftalmológico, apresentava acuidade visual com correção de 0,3 em OD e 0,1 em olho esquerdo (OE). À biomicroscopia apresentava triquíase em OD, ceratite punctata superficial em região inferior e catarata; em OE apresentava alterações lineares esbranquiçadas no leito da íris e catarata. Apresentava tonometria de 16 mmHg em ambos os olhos. À fundoscopia apresentava disco óptico corado com escavação fisiológica e mácula definida. À gonioscopia de OE possuía ângulo aberto, com traves esbranquiçadas até a linha de Schwalbe. A queixa do paciente justificava-se pela presença de triquíase em OD e foi resolvida. Porém, apresentava em OE alterações significativas, que simulavam embriotoxon posterior, sendo o mesmo descartado, pois caracteriza-se por alterações periféricas e o paciente em questão apresentava alteração em todo o leito iriano. Como o paciente não apresentava outras alterações oftalmológicas e sistêmicas, foi descartada a hipótese de síndrome de Axenfeld-Rieger.
O embriotoxon posterior é um sinal presente em 10% da população. Caracteriza-se pela linha de Schwalbe proeminente e deslocada anteriormente. Geralmente, é um achado bilateral, com herança dominante, podendo ser isolada ou associada a outras anomalias do segmento anterior, como a síndrome de Axenfeld-Rieger.
Alterações congênitas irianas são raras e quando presentes, geralmente estão associadas a síndromes. O relato em questão descreve alterações irianas encontradas ao acaso simulando embriotoxon posterior.
Área
Glaucoma
Autores
NATHALY TABANEZ BONACI, RAFAEL TRISTÃO, YURI RIBEIRO CARNEIRO, MARCELA FARIA REIS QUEIROZ, MARINA LEÃO VELOSO SALLES, EDER MASSAO UEDA