Dados do Trabalho
Título
COMPARAÇAO ENTRE BENT ANGLE NEEDLE GONIOTOMY E GONIOTOMY -ASSISTED TRANSLUMINAL TRABECULOTOMY EM PACIENTES COM GLAUCOMA PRIMARIO DE ANGULO ABERTO: RESULTADOS PARCIAIS DE UM ENSAIO CLINICO ALEATORIZADO, MULTICENTRICO, SIMPLES CEGO.
Resumo
Introdução: As cirurgias minimamente invasivas em glaucoma são técnicas recentes que aliam eficácia terapêutica e maior segurança quando comparadas às cirurgias filtrantes tradicionais. Dentre os sítios de ação, as que envolvem o canal de Schlemm, com a remoção total ou parcial do trabeculado, agem diminuindo a resistência ao escoamento do humor aquoso pela via convencional. Entretanto, muitas vezes, essas técnicas envolvem altos custos devido à utilização de dispositivos. Além do mais, os estudos existentes na literatura sobre o tema são, em geral, de natureza retrospectiva, envolvendo diversos tipos de glaucomas, com a realização da facoemulsificação no mesmo tempo cirúrgico e sem a realização de washout de medicação, não sendo possível determinar o potencial isolado de redução da pressão intraocular (PIO) de cada uma das técnicas. Um estudo prospectivo, aleatorizado, envolvendo técnicas de baixo custo e incluindo apenas pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA), pseudofácicos e sem a influência do uso de medicações antiglaucomatosas na PIO, poderia nos informar a respeito da eficácia e segurança desses procedimentos, fornecendo subsídios para um eventual uso no Sistema Único de Saúde.
Objetivos: comparar Bent Angle Needle Goniotomy (BANG) e Goniotomy -Assisted Transluminal Trabeculotomy (GATT) em termos de eficácia, segurança e controle da progressão do glaucoma em pacientes com GPAA.
Métodos: Este é um estudo multicêntrico. Pacientes pseudofácicos com GPAA leve a moderado e PIO acima de 18mmHg em uso de até 3 medicações hipotensoras são recrutados. Após washout das medicações, olhos com PIO entre 20mmHg e 36mmHg são aleatorizados e submetidos a GATT ou BANG. Todas as cirurgias são feitas pelo mesmo cirurgião. O estudo é simples cego para o paciente. Os pacientes serão avaliados 1, 7, 15, 30, 60, 90, 180, 330 e 360 dias após o procedimento. Sucesso completo é definido como PIO inferior a 18mmHg e redução de 20% da PIO basal sem medicação. Sucesso qualificado é definido com as mesmas metas pressóricas, porém permitindo o uso de medicação antiglaucomatosa, sem aumentar em relação ao número basal. Como desfechos secundários, são comparadas as complicações decorrentes dos procedimentos, a progressão de dano estrutural pela espessura da camada de fibras nervosas da retina (RNFL) e funcional pelo mean deviation do campo visual (MD). Considerando-se uma diferença média de 3mmHg e desvio-padrão de 5mmHg na PIO, o número estimado de participantes é de 45 para um poder estatístico de 80% e 95% de significância.
Resultados parciais: até o momento, foram incluídos 42 olhos (33 pacientes). Em relação ao grupo BANG, idade (média ± desvio-padrão) 72,26 ± 5,37anos, PIO basal 20,58 ± 2,70mmHg, medicações 2,37 ± 0,90, MD -4,84 ± 2,64 dB, RNFL 84,62 ± 13,10µm, PIO pós-washout 25,55 ± 5,01 mmHg. No grupo GATT, idade média de 72,08 ± 5,68anos, PIO basal de 20,73 ± 2,74mmHg, uso de medicações de 2,33 ± 0,92, MD -4,91 ± 2,72 dB, RNFL 84,97 ± 13,37µm, PIO pós-washout de 26,03 ± 4,92mmHg. Até o momento, 6 olhos (6 pacientes) completaram o seguimento de 12 meses.
Conclusão: O protocolo ainda se apresenta em fase de recrutamento de participantes. Há simetria entre as principais características dos grupos. Resultados futuros evidenciarão a eficácia e a segurança de ambos procedimentos a médio e longo prazos.
Área
Glaucoma
Autores
GABRIEL AYUB LOPES, VITAL PAULINO COSTA