Dados do Trabalho
Título
ANALISE DE IMAGENS DE CELULAS ENDOTELIAIS DA CORNEA: UMA ABORDAGEM PARA AVALIAÇAO DA SAUDE CORNEANA E SELEÇAO DE CORNEAS DOADORAS PARA TRANSPLANTE
Resumo
INTRODUÇÃO O endotélio da córnea, composto por células responsáveis por manter a transparência da córnea, desempenha um papel crítico na saúde ocular e na qualidade visual. A análise de imagens dessas células fornece informações vitais e é particularmente crucial na seleção de córneas de doadores para transplante. OBJETIVO Este artigo visa fornecer uma visão geral de várias técnicas utilizadas na análise de imagens celulares, com foco em microscopia especular e técnicas de segmentação automatizada empregando algoritmos genéticos e aprendizado profundo. Além disso, explora a importância dessa análise na avaliação da saúde da córnea e facilita a seleção de córneas doadoras adequadas para transplante. MÉTODOS Para construir esta revisão narrativa, analisamos artigos publicados em revistas científicas conceituadas. Nossos termos de pesquisa incluíram "análise de imagem de células endoteliais da córnea", "microscopia especular", "segmentação de imagem automatizada" e "transplante de córnea". RESULTADOS Um parâmetro fundamental na avaliação da função endotelial é a contagem celular, que tem diminuído com a idade e pode ser influenciada por trauma ocular, cirurgia intraocular e uso de lentes de contato. A morfologia das células endoteliais, avaliada por pleomorfismo e polimegatismo, também contribui significativamente para sua avaliação funcional. Além disso, esta análise permite avaliar os efeitos das soluções preservantes sobre o endotélio e o diagnóstico de perda aguda de células endoteliais. A microscopia especular, uma técnica não invasiva amplamente adotada, é comumente empregada para medir parâmetros como contagem celular, paquímetria, área celular e pleomorfismo. A precisão da análise de imagens de células endoteliais é de suma importância na seleção de córneas de doadores para transplante. CONCLUSÃO A análise de imagens celulares é fundamental na prática clínica, fornecendo informações precisas sobre a saúde da córnea, facilitando o diagnóstico, permitindo o monitoramento de condições patológicas e auxiliando na seleção de córneas doadoras adequadas para transplante. A evolução contínua das técnicas de análise de imagem, promete avanços neste campo que poderão expandir as possibilidades diagnósticas e terapêuticas para pacientes que sofrem de distúrbios da córnea, consequentemente possibilitando um diagnóstico mais preciso e melhor aceitabilidade no tratamento.
Referências Bibliográficas
1. Albuquerque L, Pigatto JAT, Freitas LVRP. Análise do endotélio da cornea de galinhas utilizando à microscopia especular de contato. Semin Cienc Agrar. 2015;36(6Supl2):4199-4206. DOI: 10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4199.
2. Cardigos J, Neri G, Crisóstomo S, Paixão A, Martins M, Marques M, Toscano A. A morfologia endotelial e a espessura central da córnea em idade pediátrica -anexos. Rev Soc Port Oftalmol. 2018;41(4):79-85. DOI: 10.48560/rspo.10169.
3. Faria-e-Sousa S, Barretto S. Critérios de seleção do doador: Análise in vitro da córnea. Anais do Congresso Brasileiro de Oftalmologia. São Paulo: Conselho Brasileiro de Oftalmologia; 2018. DOI: 10.17545/eoftalmo/2018.0003
4. Huang H, Benetz BA, Clover JM, et al. Comparison of Donor Corneal Endothelial Cell Density Determined by Eye Banks and by a Central Image Analysis Reading Center Using the Same Image Analysis Method. Cornea. 2022;41(5):664-668. DOI:10.1097/ICO.0000000000002935.
5. Scarpa F, Ruggeri A. Development of a Reliable Automated Algorithm for the Morphometric Analysis of Human Corneal Endothelium. Cornea. 2016;35(9):1222-1228. DOI:10.1097/ICO.0000000000000908.
Área
CÓRNEA (Trabalhos)
Instituições
Pontifícia Universidade Católica - Minas Gerais - Brasil
Autores
JULIANA MARQUES SANTOS FERREIRA, ANA CAROLINA ARAÚJO LAGE SANTOS, JOSÉ VICTOR MENDES MILHOMEM, KAROLLYNE FRANCISCO PRADO, NATALIA BATISTA ZANETTI, THIAGO ARAÚJO DO NASCIMENTO, VITOR AUGUSTO ALVES DA SILVA