Dados do Trabalho
Título
PROCEDIMENTOS MINIMAMENTE INVASIVOS PARA O TRATAMENTO DE GLAUCOMA: UMA ALTERNATIVA AO TRATAMENTO CIRURGICO CONVENCIONAL – REVISAO DE LITERATURA
Resumo
Introdução:
O glaucoma é uma neuropatia óptica caracterizada pela lesão progressiva do nervo óptico com repercussões no campo visual. O tratamento é inicialmente clínico e envolve a interrupção ou retardo da progressão da doença por redução da pressão intraocular (PIO), no entanto, para quadros graves ou irresponsivos, o tratamento cirúrgico é considerado. Apesar de eficaz na redução da PIO, as abordagens cirúrgicas possuem altas taxas de complicação. Nesse cenário, as MIGS (Procedimentos Minimamente Invasivos para o Glaucoma) surgem como uma importante alternativa aos pacientes com glaucoma de ângulo aberto leve e moderado.
Objetivo:
Apresentar as MIGS como alternativa mais segura e benéfica à abordagem cirúrgica de glaucoma.
Método:
Estudo de revisão de literatura em que foram utilizados como referências artigos em Português e Inglês, obtidos nas bases de dados Scielo e Pubmed, utilizando as palavras chaves “glaucoma”, “glaucoma de ângulo aberto”, “MIGS”, compreendendo os anos de 2003 a 2023.
Resultados:
As MIGS são técnicas cirúrgicas minimamente invasivas indicadas para glaucomas de ângulo aberto leve e moderado. As indicações são feitas em estágios iniciais da doença visando ampliar o arsenal terapêutico e trazer benefícios como: melhor controle da PIO em 24h, redução da necessidade de quantidade de colírios diários levando a melhor aderência ao tratamento, recuperação pós-operatória mais rápida com redução de complicações e melhora do prognóstico visual.
Dentre as técnicas utilizadas, as trabeculares são as mais difundidas em nosso meio, visando facilitar a drenagem do humor aquoso pela malha trabecular. Tal drenagem, no Brasil, é disponível no mercado tanto por by-pass trabecular por implante de stent (iStent ® , iStent Inject ® ou Hydrus ®) quanto por excisão do trabeculado (Trabecutome ® , GATT e Kahook Dual Blade ®).
Apesar das inúmeras vantagens, as MIGS ainda apresentam limitações importantes que impedem sua ampla difusão, dentre elas temos a redução pressórica limitada (3mmHg), alto custo e necessidade de habilidades cirúrgicas avançadas.
Conclusão:
Conclui-se com este trabalho que, apesar das inúmeras vantagens oferecidas pelas MIGS, ainda são necessários mais estudos e ensaios clínicos sobre o assunto, visto que estas podem vir à ser uma das principais opções de tratamento para o glaucoma.
Área
GLAUCOMA (Trabalhos)
Instituições
FAMINAS - BH - Minas Gerais - Brasil
Autores
BEATRIZ CARNEVALLI MOTTA NUNES, MARINA CÂNDIDO TOSI , ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA DE FARIA