XII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

AUTOTRANSPLANTE MUSCULAR PARA EXOTROPIA SENSORIAL DE GRANDE ANGULO: RELATO DE UM CASO

Resumo

Introdução: A correção monocular do estrabismo sensorial de grande ângulo tem sido um desafio, uma vez que é prudente poupar o olho de melhor acuidade visual(1,2). Planejamentos aumentados de retrocesso e ressecção muitas vezes não são suficientes e podem levar a restrições importantes(2). O autotransplante do músculo ressecado para o músculo a ser retrocedido tem sido uma opção segura para esses casos funcionando como um expansor autólogo(1,2,3).
Descrição: Paciente do sexo masculino, 35 anos, com desvio desde infância e baixa de acuidade visual no olho direito. Melhor acuidade visual corrigida e não corrigida de vultos e 1,0, sendo olho direito alto míope com equivalente esférico -12,50 DE sem uso de correção anterior e olho esquerdo +0,50 DE. Ao Krimsky, exotropia de 90DP do olho direito. Biomicroscopia bilateral e fundoscopia esquerda sem alterações. O fundo de olho direito com disco inclinado e lesão atrófica coriorretiniana extensa temporal e inferiormente. Foi realizado ressecção do reto medial direito de 12mm, transplante de 6,0mm deste retalho com fio absorvível de vicryl 6-0 para o reto lateral direito e retrocesso do músculo alongado de 10mm com sutura escleral. Após 4 meses, apresentava exotropia 25DP do olho direito.
Discussão: A cirurgia de retrocesso e ressecção foi ampliada ao máximo devido à magnitude do desvio e por se tratar de olho com comprimento axial maior. Não encontramos na literatura relato deste montante de retrocesso-ressecção associado a autotransplante(1,2,3). O transplante foi parcial (foi ressecado 12mm e transplantado 6,0mm), com o intuito de não reduzir mais ainda o arco de contato(1). Talvez o transplante da totalidade (12mm) teria sido mais eficaz. O desvio residual coincide com o descrito na literatura para exotropias maiores que 70DP (1,2,3).
Conclusão: O autotransplante muscular mesmo associado à cirurgia de retrocesso e ressecção ampliadas para exotropia sensorial de 90DP resultou em subcorreção.

Referências Bibliográficas

1 Teixeira JAM, Mesquita MTAM, Demachki NT, Nakanami CR, Mendonça TFS. Transplante autólogo de músculo ocular extrínseco para tratamento cirúrgico de estrabismos sensoriais grandes. Rev brasoftalmol. 2021;80(5): e0032.
2 Kaur, S, Choudhary T, Geh V, Sukhija J. Muscle transplantation for large angle horizontal strabismus. J Pediatr Ophthalmol Strabismus. 2020;57:e59–e62.
3 Rao S, Gupta A. True muscle transplantation surgery for large angle exotropia: A case series. Indian J Ophthalmol Case Rep 2021;1:577-9.

Área

ESTRABISMO (Trabalhos)

Instituições

UNIDADE PAULISTA DE OFTALMOLOGIA - São Paulo - Brasil

Autores

EDILUCE OLIVEIRA FERNANDES, NATÁLIA CARVALHO, ANGELA CRUVINEL GUIDORIZZI, GABRIELA OLIVEIRA FERNANDES, MARIA AMÉLIA VALLADARES MELO