Dados do Trabalho
Título
OCT ALTERADO EM SUSPEITO DE GLAUCOMA
Resumo
Caso clínico
DMO, feminino, 50 anos, natural de Recife, comparece ao serviço sem queixas. HAS em uso de Captopril, sem outras comorbidades; antecedentes oftalmológicos apenas cirurgia de pterígio há 5 anos. História de glaucoma familiar (pai), tendo tido amaurose, chega ao consultório para revisão geral, solicitados exames.
Exame Oftalmológico: Avl C/C:
OE: 20/20
OE: 20/20
BIO:
AO: Olhos calmos, córneas transparentes, sem opacidades, câmara anterior formada sem reação de câmara, cristalinos translúcidos.
Gonioscopia: Ângulo Aberto Campimetria: Normal
Curva de PIO:
OD: 16/19/18/17 MMHG OE:15/18/17/15 MMHG
OCT: Evidenciando “Red Flag” em OE
CD: Não iniciados colírios antiglaucomatosos e mantido seguimento semestral.
Discussão
O glaucoma é uma neuropatia óptica caracterizada pela degeneração progressiva da camada de fibras nervosas da retina e alteração do nervo óptico causando cegueira irreversível, sendo a principal causa em todo o mundo. Para um tratamento adequado, o diagnóstico e detecção da progressão são essenciais, embora os tratamentos atualmente disponíveis não possam reverter o dano causado.
A investigação do Glaucoma tem evoluído e a tecnologia caminhado a favor. A interpretação de documentações fotográficas (retinografia e campimetria) dependente da interpretação do examinador de forma subjetiva, embora ainda bastante utilizadas, ganharam reforço: tomografia.
Com o advento da Tomografia de coerência óptica (OCT) houve um grande avanço no diagnóstico e monitoramento de casos; seu uso tem se mostrado bastante útil, principalmente em casos de suspeita de glaucoma ou glaucoma pré-perimétrico, ângulo aberto sem alterações, pio normal e disco óptico óptico ou camada de fibras nervosas com suspeita de lesão glaucomatoso todavia sem evidência de lesão de campo visual.
O exame consiste em uma técnica de imagem sem contato que, por meio de interferometria de baixa coerência, mensura a luz refletida de diferentes camadas da retina e do nervo óptico e utilizando medidas topográficas da camada de fibras nervosas peripapilar, bem como parâmetros do nervo óptico e mapa de espessura macular baseando-se num banco de dados robusto, sendo assim mais fidedigno, e diminuindo a margem para objeções feitas por examinador.
Comentários finais
Apesar de um achado de “Red Flag” no OCT de Nervo Óptico e considerando os demais exames dentro da normalidade ficou decidido fazer o acompanhamento semestral da paciente sem iniciar tratamento com colírios antiglaucomatosos.
Referências Bibliográficas
Clinical use of OCT in assessing glaucoma progression
Jacek Kotowski et al. Ophthalmic Surg Lasers Imaging. 2011 Jul.
Diagnosing glaucoma progression
Robert T Chang et al. Int Ophthalmol Clin. 2008 Fall.
Principles of glaucoma diagnostics with optical coherence tomography]
C Y Mardin. Ophthalmologe. 2015 Aug.
Área
GLAUCOMA (Trabalhos)
Instituições
Serviço Oftalmológico de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
FELIPE SILVA TEIXEIRA, DIOGO DA CÂMARA LIMA ARAUJO DE SOUZA, CAROLINA COSTA FLORÊNCIO NUNES