Macroaneurisma Retiniano Hemorrágico Associado à Apnéia do Sono
Este trabalho tem por objetivo relatar um caso de macroaneurisma retiniano sangrante, em paciente hipertensa e idosa, associado com o diagnóstico sistêmico de apnéia do sono grave, suas implicações fisiopatológicas e conduta.
Trata-se de uma paciente de 70 anos, sexo feminino, com hipertensão arterial e apnéia do sono grave, com mais de 30 episódios de apnéia por hora à polissonografia, que cursou com formação de macroaneurisma retiniano hemorrágico, edema macular e baixa visual importante. Após tratamento satisfatório com fotocoagulação a laser, cursou com formação de membrana epi-retiniana e edema macular crônico.
A apnéia do sono aumenta a pressão sanguínea no segmento cefálico, devido à hipertensão venosa, sendo bem estudada a sua participação no risco aumentado para acidentes vasculares cerebrais e pobre controle do glaucoma. Nesta linha de raciocínio fisiopatológico, apresentamos um caso de complicação da microvasculatura retiniana e suas consequências, em portadora de apnéia do sono.
Geral
Núcleo de Oftalmologia Especializada - Minas Gerais - Brasil
Rogério de Almeida Tárcia, Elanilze Natividade Costa