Dados do Trabalho


Título

Propedêutica para Glaucoma e condução de caso no paciente com aniridia

Objetivo

A aniridia é uma enfermidade bilateral rara cuja herança geralmente é autossômica dominante com mutação do gente PAX6. É caracterizada por uma marcada hipoplasia de íris, permanecendo um resquício rudimentar de tamanho variável. O quadro clínico envolve variadas anomalias da íris, cefaleia, fotofobia, diminuição da visão, ambliopia e estrabismo. O glaucoma pode ocorrer de 50 a 75% dos pacientes, geralmente na fase adulta. Com o tempo, alguns pacientes desenvolvem mudanças gradativas no ângulo anterior e o rudimento iriano pode se acomodar sobre a malha trabecular, obstruindo a drenagem do humor aquoso. Objetivo: Atenção oftalmológica ao paciente com aniridia, devido ao risco de glaucoma por anomalia do seio camerular.

Relato do caso

Trata-se de um paciente do sexo masculino, 43 anos, com cefaleia, fotofobia e exotropia, encaminhado ao Departamento de Glaucoma devido à suspeita de glaucoma secundário por aniridia após consulta oftalmológica de rotina que evidenciou PIO 20/21, sem orientação para uso de medicações. Acuidade visual de 20/100 em ambos os olhos. Biomicroscopia: catarata cortical anterior bilateral. Gonioscopia: câmara anterior rasa, presença de rudimentar coto de íris e corpo ciliar. OCT: sem alterações na camada de fibras nervosas da retina peripapilar. Campo visual: exame confiável nos dois olhos com perda difusa da sensibilidade AO, escotoma paracentral relativo. Paquimetria 647/640. Retinografia: E/D 0,3/0,45, drusas em ambos os olhos, ausência de brilho foveal.

Discussão

A aniridia apresenta graus variáveis de penetrância e o tratamento e o prognóstico dependerão de cada caso. O paciente apresentou alterações de campo visual com perda difusa da sensibilidade que podem ser atribuídas à catarata coexistente. A PIO limítrofe durante a investigação, discreta escavação assimétrica no nervo óptico e a camada de fibras nervosas da retina sem alterações no OCT respaldam a ausência de alterações sugestivas de glaucoma. Foi optado por mantê-lo sem terapia medicamentosa com acompanhamento para monitoramento do quadro e sua evolução.

Área

Geral

Autores

Fernanda Cotrim Stefanelli, Marco Antonio Marques Felix Filho, Charles Porto Petruceli Carayon