Dados do Trabalho


Título

Efeitos da prematuridade na atenção à face humana

Objetivo

A medida do tempo de fixação a uma face associada à medida da acuidade visual permite avaliar o desenvolvimento dessas funções visuais em recém-nascidos. O objetivo deste estudo é comparar o tempo de fixação às faces construída e desconstruída entre recém-nascidos a termo e prematuros com sua acuidade visual.

Métodos

Participaram do estudo 13 recém-nascidos a termo (idade média = 11,5 ± 7,9 semanas) e 19 recém-nascidos prematuros (idade média corrigida para a prematuridade = 11,3 ± 5,6 semanas) saudáveis, sem malformações congênitas, alterações cromossômicas, genéticas e metabólicas, bem como sinais de encefalopatia. O bebê foi acomodado em um bebê-conforto frente a um anteparo que impedia a visualização do entorno. Os estímulos visuais foram duas faces, uma construída (FC) e outra desconstruída (FD) (Fantz, 1961). O tempo de fixação foi cronometrado para as três apresentações de cada face, alternadamente; assim como na troca de cada face (média = 10 segundos). Os cartões de acuidade visual de Teller foram usados para a medida da acuidade visual. As avaliações duravam de 20 a 30 minutos em sessão única.

Resultados

O tempo de fixação à FC foi estatisticamente mais longo que o tempo de fixação à FD para os recém-nascidos a termo (p = 0,028). Para os recém-nascidos prematuros essa diferença não foi encontrada (p=0,070). Não houve diferença significativa do tempo de fixação à FC (p = 0,062) e à FD (p = 0,346) e para a acuidade visual (p = 0,482) entre recém-nascidos a termo e prematuros.

Conclusões

Bebês prematuros não apresentaram preferência pela face construída. Como o reconhecimento de faces é uma função visual preditora para o desenvolvimento da atenção, comunicação e interação social do recém-nascido, e está envolvida no desenvolvimento da orientação espacial e reconhecimento de objetos (Fantz, 1961), este resultado sugere que bebês prematuros deveriam ser avaliados quanto a esta função. Entre as alterações funcionais causadas pela prematuridade, distúrbios na atenção à face podem ser identificados no início da vida e deveriam ser levados em consideração no planejamento de intervenções terapêuticas cuja estimulação ocorre em período de intenso desenvolvimento do sistema nervoso central.

Área

Geral

Autores

MARCELA APARECIDA DOS SANTOS, Mirella Telles Salgueiro Barboni, Luiz Claudio Portnoi Baran, Marcelo Fernandes Da Costa, Dora Fix Ventura