Perfil epidemiológico da demanda e resolutividade de um programa de reabilitação visual em um serviço universitário do interior paulista
Realizar levantamento epidemiológico da demanda e analisar a resolutividade de um programa de reabilitação visual em serviço universitário do interior paulista.
Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, realizada a partir da coleta de dados de agendamento, avaliação e prontuário de pacientes que procuraram o programa no período de janeiro/2017 a junho/2018. Realizou-se a tabulação e análise estatística descritiva dos dados coletados.
No período estudado 79 pacientes foram agendados para avaliação no programa de reabilitação (M= 39; F= 40), idades variando de 12 a 86 anos com média de 45,5 anos. Desses pacientes agendados 80% foram avaliados, atendidos e/ou encaminhados para outro serviço especializado. Dos pacientes avaliados 35% com ensino fundamental incompleto; 76% com baixa visão. As causas da deficiência visual mais frequentes foram glaucoma (14%), retinopatia diabética (13%) e deslocamento de retina (11%). Apesar do protocolo do programa de reabilitação incluir o atendimento interdisciplinar de terapia ocupacional, pedagogia, psicologia e serviço social a todos os pacientes as necessidades mais mencionadas pelos pacientes durante a anamnese e avaliação foram relacionadas a atividade de vida diária (31%), atividades de leitura e escrita (utilização de recursos ópticos e não ópticos prescritos por oftalmologista, aprendizagem do Braille como código de escrita) (29%) e orientação e mobilidade (14%).
Os dados coletados permitiram conhecer o perfil epidemiológico da população que procurou o serviço entre 2017 e 2018 e a resolutividade do programa. Foi possível verificar a necessidade de aprimorar as estratégias de intervenção nas áreas de leitura e escrita e atividade de vida diária, além da contratação de especialista em orientação e mobilidade. Os dados subsidiaram as discussões da equipe interdisciplinar com vistas a ampliar o oferecimento do serviço de acordo com as necessidades dos usuários. Destaca-se a importância desse estudo para justificar o trabalho da reabilitação na área da deficiência visual, favorecendo ao usuário a oportunidade de conhecer suas potencialidades e desenvolver novas habilidades.
Geral
Universidade Estadual de Campinas - São Paulo - Brasil
ANA CLAUDIA FERNANDES, Letícia Coelho Ruiz, Gabriela do Nascimento Barbosa, Rita de Cassia Ietoo Montiha, Zélia Zilda Lourenço de Camargo Bittencourt, Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto