“REVERSAL OF CUPPING” EM GLAUCOMA JUVENIL TRATADO COM ANÁLOGO DE PROSTAGLANDINA TÓPICA: UM RELATO DE CASO
Relatar um caso de reversão da escavação, ou, “reversal of cupping”, em um paciente com glaucoma juvenil, após redução sustentada da pressão intraocular (PIO) com 1 ano de uso de análogo de prostaglandina tópica.
S.L.B., sexo masculino, 19 anos, hígido, sem história prévia de cirurgia ocular ou história familiar de glaucoma. Foi à consulta oftalmológica de rotina sem queixas, ao exame apresentava acuidade visual de 20/20 (tabela de Snellen) e biomicroscopia sem alterações em ambos os olhos (AO). Escavação do disco óptico (E/D) 0,7 concêntrica no olho direito (OD) e 0,6 concêntrica no olho esquerdo (OE), PIO de 22 e 16 mmHg, curva de pressão intraocular (CDPO) com pico de 22 mmHg e 23 mmHg no OD e OE, respectivamente. Sua gonioscopia evidenciava um seio camerular aberto amplo e pigmentação 0 na classificação de Scheie, paquimetria de 495 micra e campo visual computadorizado (CVC) confiável, sem perdas focais significativas, em AO. Por fim, a tomografia de coerência óptica (OCT - CIRRUS 4000 Carl Zeiss Inc.) apresentou uma diminuição da camada de fibras nervosas da retina (CFNR) superiores, temporais e inferiores no OD e nasal superior e temporal no OE. Foi iniciado tratamento com maleato de timolol 0,5% em AO, com redução pressórica maior que 20%. Após dois anos de seguimento, foi percebido aumento da E/D pela retinografia, OCT com redução da CFNR inferiores no OD e estabilidade no OE, CDPO com pico de 26 mmHg em AO. O timolol 0,5% em uso foi substituído pela tafluprosta 0,0015%. Após um ano de acompanhamento manteve PIO média de 12 mmHg em AO, e a retinografia evidenciou uma diminuição da escavação do nervo óptico, confirmada pela melhora dos padrões topográficos da OCT, a saber, aumento da área de rima neural e diminuição da relação E/D geral e volume da escavação. O CVC manteve-se confiável e normal em AO.
A reversão da escavação é um fenômeno descrito após cirurgias antiglaucomatosas, especialmente em casos de glaucoma congênito primário e glaucoma juvenil. Sua descrição apenas com tratamento clínico é pouco relatada na literatura. Tan et al., sugerem que para tal é necessária uma redução da pressão intraocular de pelo menos 25% da PIO basal e sua manutenção com o tratamento clínico ou cirúrgico. A identificação do “reversal of cupping” é um sinal da diminuição da tensão ao nível da lâmina crivosa e está provavelmente associada a uma redução do risco para a progressão do glaucoma a longo prazo, sem melhora da função visual.
Geral
Instituto de Olhos Ciências Médicas - Minas Gerais - Brasil
Senice Alvarenga Rodrigues Silva, Bruna Guimarães Rohlfs, Júlia Carvalho Barbosa, Marcos Pereira Vianello, Caroline Campos Martins Pires