TREINO DE ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE EM UM PACIENTE CEGO COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Avaliar o desempenho de uma criança cega, de 11 anos, com Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade no aprendizado do treino de orientação e mobilidade
Criança de 12 anos cega ha 3 anos em consequência de Retinose pigmentar, com percepção de luz em ambos os olhos, Foi apresentado um programa de Orientação e Mobilidade básico, cujo protocolo consistia na sequência de etapas: treino com guia vidente, autoproteção e bengala longa. Em cima deste protocolo foi introduzido atividades de estimulo aos sentidos remanescente como tato, audição, cinestesia e olfato favorecendo a integração sensorial e consequentemente a orientação no ambiente, também favorecido o aprendizado do controle dos movimentos de forma organizada e eficaz, favorecendo a mobilidade.
Os resultados apontaram uma grande dificuldade da criança em manter as sequencias do treinamento, se dispersando constantemente e pulando etapas, atrasando a continuidade do treinamento. Observado também uma persistência na desorganização postural, com presença intensa de estereotipias típicas da deficiente visual, potencializadas pela hiperatividade.
O trabalho mostrou que ha necessidade de uma abordagem terapêutica diferente do protocolo padrão hoje empregado na orientação e mobilidade, que proporcione ao paciente um melhor aproveitamento de suas potencialidades. Este estudo com amostras maiores poderá investigar as diferenças e necessidades do cego hiperativo.
Geral
CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO DR. HENRIQUE SANTILLO - CRER - Goiás - Brasil
MARCELO ALMEIDA E FONSECA