Dados do Trabalho


Título

CORREÇÃO DE ASTIGMATISMO COM INCISÃO RELAXANTE LIMBAR APÓS EXTRAÇÃO EXTRACAPSULAR DE CATARATA

Objetivo

Nosso relato de caso tem como objetivo demonstrar uma melhora significativa da visão através da realização de incisão relaxante limbar em um paciente com alto astigmatismo corneano após extração extracapsular de catarata.

Relato do caso

Paciente J.C.B., 73 anos, sexo feminino, chega ao serviço de oftalmologia, queixando de baixa acuidade visual (BAV) em olho direito (OD). Relatava cirurgia de catarata no OD há 2 anos, em outro serviço, e no olho esquerdo (OE) há 1 mês. Ao exame oftalmológico apresentava acuidade visual (AV) sem correção de 20/200 e 20/20, no OD e no OE, respectivamente. Apresentou AV corrigida de 20/20 no OD (+1,25 -5,50 X 125) e 20/20 no OE (Plano). À biomicroscopia, o OD evidenciava cicatrizes de 4 suturas corneoesclerais superiores, lente intraocular no sulco ciliar, bem posicionada; e pseudofacia no OE. À fundoscopia encontrava-se escavação 0,7, com pressão intraocular de 20mmHg em ambos os olhos , sendo iniciada investigação de glaucoma. A topografia corneana do OD evidenciava ceratometria de 40,90 / 45,57 x 43. Devido ao baixo custo, foi proposto a realização de uma incisão relaxante límbica (LRI) no OD, planejada através do aplicativo LRI Calc (Easy normograma), o qual sugeriu duas incisões, feitas com bisturi pré setado em 600 micras, de 90 graus de comprimento de arco, no eixo de 43 graus. Após 01 mês do procedimento a paciente apresentou AV de 20/25 sem correção e 20/20 com correção ( Plano -1,50 x 115) e estava extremamente satisfeita. Nova topografia resultou em melhora do astigmatismo ceratométrico (41,47 /43,26 x 41).

Discussão

O astigmatismo induzido na cirurgia da catarata depende, basicamente, da incisão e da sutura, que atuam sobre a cicatrização da ferida operatória. Portanto, pacientes submetidos à técnica extracapsular podem induzir mais astigmatismo do que a facoemulsificação. O método mais adequado para sua correção depende de uma combinação de fatores, como a magnitude do astigmatismo, custo e disponibilidade de recursos. A incisão relaxante limbar é uma técnica simples que consiste na realização de incisões corneanas no meridiano mais curvo da córnea, causando um aplanamento da córnea. No caso do paciente relatado houve redução de 3 dioptrias, com rápida e boa recuperação visual, se mostrando um procedimento eficaz, seguro e de baixo custo.

Área

Geral

Autores

Leticia Arriel Crepaldi, Natália Maia de Faria, Christiano Henrique Scholte Carvalho