Dados do Trabalho


Título

MELHORA DE DESCOLAMENTO DE RETINA SUPOSTAMENTE REGMATOGÊNICO COM TRATAMENTO CLÍNICO EM CASO DE NECROSE RETINIANA AGUDA

Objetivo

A necrose retiniana aguda (NRA) é rara e devastadora retinite necrosante, afetando tipicamente pacientes saudáveis. O prognóstico é reservado, com risco de baixa visão por, neuropatia óptica, periflebite oclusiva e mesmo descolamento de retina (DR), este último de reparo cirúrgico complexo. O objetivo deste trabalho é relatar caso de paciente com NRA evoluindo com DR supostamente regmatogênico, mas com regressão completa após tratamento com aciclovir endovenoso (EV), associado a corticoide sistêmico.

Relato do caso

Trata-se de mulher de 37 anos, diabética e hipertensa mal controlada, queixando-se de baixa acuidade visual (AV), hiperemia e dor no olho direito (OD) por 2 semanas. Ao exame, apresentava melhor AV de 20/400 no OD e 20/20 no olho esquerdo (OE). À biomicroscopia do OD, observava-se hiperemia conjuntival/episcleral intensa, câmara anterior com 2+/4+ de células, PKs granulomatosos inferiores, células (3+/4+) no vítreo anterior. A fundoscopia do OD mostrava haze vítreo (3+/4+), edema de papila, vasculite arterial, com extensa área branco-amarelada de retinite necrosante temporal. Coexistia DR elevado naquele setor temporal, com suposta rotura retiniana às 8h. No OE, a biomicroscopia era normal e havia apenas microhemorragias intrarretinianas no polo posterior. A ecografia evidenciou DR e de coroide no OD. Diante do diagnóstico clínico de NRA, a paciente foi internada, iniciando-se aciclovir EV (10 mg/Kg de 8/8h por 21 dias e seguidos de 800 mg, por via oral, 5 vezes ao dia). Foram também utilizados prednisona oral (após 48h do início do antiviral), além de corticoide e midriático tópicos. Foi feita avaliação cirúrgica, mas diante da esclerite anterior ativa, optou-se por contemporizar o procedimento até melhora parcial da esclerite e melhor controle glicêmico e da pressão arterial. Com o tratamento, notou-se progressiva regressão da NRA e também do DR, com AV de 20/80 no OD, já no 23⁰ dia de internação hospitalar. Ao final de 2 meses de seguimento, a AV era de 20/100 naquele olho, com retina aplicada e sem sinal de inflamação intraocular ativa.

Discussão

A NRA é doença grave, com sérias complicações oculares, dentre elas, DR regmatogênico, que pode ocorrer mesmo após tratamento adequado. Neste caso, apesar da documentação de provável rotura retiniana na área de retinite, é mais provável natureza exsutativa para o DR, considerando a presença de esclerite / descolamento e coróide e a regressão completa com antiviral EV e corticoide sistêmico.

Área

Geral

Autores

ROBERTA PACHECO DOS SANTOS, DANIEL VITOR VASCONCELOS SANTOS, RAFAEL PINHO QUEIROZ, DANUZA OLIVEIRA MACHADO AZEVEDO, WESLEY RIBEIRO CAMPOS, MÁRCIO BITTAR NEHEMY