Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO ANTIGIOGENICO EM ATROFIA GIRATA

Objetivo

Relato de um caso de paciente portadora de Atrofia Girata e edema macular cistóide associado que apresentou boa resposta à terapia antiangiogênica. A Atrofia Girata é uma doença rara com cerca de 100 casos descritos na literatura. Este trabalho objetiva relatar um caso de resposta satisfatória à terapia antiangiogenica intravítrea em paciente com Atrofia Girata e edema macular cistóide associado.

Relato do caso

Paciente SNC, sexo feminino, 40 anos, leucoderma. Apresentava baixa acuidade visual (BAV) progressiva em ambos os olhos (AO) desde a adolescência. Há 18 anos foi encaminhada para o setor de retina do IPSEMG com diagnóstico suspeito de Atrofia Girata, já em tratamento com dieta restritiva e suplementação vitamínica. À época da admissão apresentava acuidade visual corrigida de 20/200 em AO, córneas transparentes e pseudofacia à biomicroscopia. Além disso, apresentava à fundoscopia de AO múltiplas áreas de atrofia coriorretinianas coalescentes, em forma de concha e arredondadas, com bordas bem delimitadas e separadas por tecido sadio, acometendo todo o pólo posterior. À angiografia fluoresceínica (AF) apresentava hiperfluorescência nas áreas de lesões atróficas, com vazamento moderado nas margens da retina aparentemente saudável, evidenciando perda do epitélio pigmentar da retina (EPR) e coróide em pólo posterior. A tomografia de coerência óptica (OCT) mostrava edema macular cistóide significativo em AO. Devido ao edema macular, optou-se por tratamento antiangiogênico, sendo realizadas doze injeções intravítreas de Ranibizumabe em AO em um intervalo de 24 meses. O seguimento clínico evidenciou redução progressiva do edema macular cistóide e melhora da ACV para 20/80 em OD e 20/100 em OE. Além disso, as tomografias de coerência óptica seriadas mostraram importante melhora anatômica, sobretudo em olho direito.

Discussão

A terapia antiangiogênica se mostrou eficaz na redução do edema macular relacionado a Atrofia Girata na paciente em questão. Esta modalidade terapêutica poderia ser uma aliada da dieta e da suplementação vitamínica.

Área

Geral

Autores

Jonas Gustavo Trindade de Abreu, Andre Aguiar Oliveira, Laura Godinho Mendonça, Rhawson Lopes Tonel, Luiz Felipe Miranda Mendes, Lívia Lourenço do Carmo