RELATO DE UM CASO DE SÍNDROME DE AICARDI SUBMETIDO A INTERVENÇÃO PRECOCE DE HABILITAÇÃO VISUAL
Demonstrar através de um relato de caso o resultado da intervenção precoce da habilitação visual, em um paciente do sexo feminino de 1 ano e 10 meses de idade com Síndrome de Aicardi.
M S C do sexo feminino de 1 ano e 10 meses de idade, nascida de parto cesário , chorou, apgar 8 e 10, estatura: 49 cm, PC: 35 cm, edema de olho direito, olho esquerdo não abria, sem necessidade de cuidados especiais, alta com a mãe, cerca de 6 dias depois começou apresentar convulsões. A ressonância nuclear magnética mostrou atrofia dos nervos ópticos, coloboma bilateral, agenesia parcial do corpo caloso e heterotopia da substância cinzenta, compatível com o diagnostico de Síndrome de Aicardi. Segue em acompanhamento neurológico e oftalmológico deste de então. Em avaliação oftalmológica realizada em 25/05/18 a criança: não reagia a luzem em ambos os olhos, apresentou movimentos nistagmoides amplos, macrossômica, proptose de olho direito importante, com exposição ocular, microftalmia de olho esquerdo, reflexos pupilares ausentes, microcórnea em ambos os olhos (cerca de 8 mm em olho direito e 5 a 6 mm olho esquerdo), retinopatia pigmentar irregular sem coloboma inferior. O tratamento de habilitação visual foi iniciado há 5 meses, sendo duas sessões semanais com duração de 30 minutos cada, as atividades consistiam em estimulação visual com luz branca contínua e em flash sobre os olhos, luzes sobre cartelas em alto contraste preto e branco, estímulos sensoriais tátil com texturas diversas, projeção dinâmica em preto e branco no tablet. Atualmente observa-se reação a luz em ambos os olhos, olho direito com percepção de contraste preto e branco e busca visual em todos os campos, porem com fixação pobre ( media 2 segundo), mantem nistagmos porem com amplitudes mais brandas.
Na síndrome de Aicardi o prognostico é condicionado ao comprometimento neuropsicomotor e visual. A estimulação visual é de suma importância na habilitação visual de crianças em desenvolvimento. No caso relatado houve ganho na percepção visual o que favorece a integração dos outros sentidos e consequentemente o desenvolvimento global. Contudo este relato ressalta a importância da estimulação visual na saúde ocular nas fases mais precoce da Síndrome de Aicardi, favorecendo uma melhor qualidade de vida.
Geral
CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO DR. HENRIQUE SANTILLO - CRER - Goiás - Brasil
MARCELO ALMEIDA E FONSECA, ERIKA TANURI FRANÇA