Dados do Trabalho


Título

DESCOLAMENTO SEROSO MACULAR COM MEMBRANA ECTÓPICA: A IMPORTÂNCIA DA PROPEDÊUTICA MULTIMODAL

Objetivo

Descrever apresentação atípica de um caso de descolamento seroso de retina por membrana neovascular sub-retiniana.

Relato do caso

Paciente de 86 anos, sexo feminino, apresenta-se em serviço de urgência com queixa baixa acuidade visual recente. Ao exame apresenta acuidade visual em olho esquerdo de 20/80 com descolamento macular ao mapeamento de retina e sem outros achados. Realizada tomografia de coerência óptica (OCT) macular evidenciando descolamento seroso do epitélio pigmentar em região macular com espessura central de 521 micra, sem membranas adjacentes ou lesões cicatriciais. Solicitada ecografia diagnóstica modo B a qual visibilizou extensão do descolamento acometendo região peridiscal temporal superior. Realizado novo corte de OCT direcionado pela ultrassonografia, o qual evidenciou descontinuidade do epitélio pigmentar da retina e imagem sub-retiniana hiperrefletiva compatível com membrana neovascular sub-retiniana peripapilar, indicando a etiologia do descolamento. Foi introduzida terapêutica com aplicação intravítrea de bevacizumabe e resolução completa do edema com acuidade visual final de 20/25.

Discussão

Os descolamentos exudativos consistem em importante entidade na prática clínica, sendo fundamental a identificação adequada de sua etiologia para o tratamento oportuno. Os casos que não se apresentam de forma convencional exigem investigação adicional, muitas vezes dispendiosa e inconclusiva, podendo atrasar ou inviabilizar o tratamento correto gerando danos visuais muitas vezes irreparáveis ao paciente. A indicação propedêutica complementar, para a maioria das desordens maculares, consiste na avaliação e interpretação de OCT, mas no caso relatado a localização atípica da membrana neovascular demonstrou a limitação diagnóstica do método isoladamente nos cortes padronizados. Desta forma, vale atentar para o valor propedêutico de outros métodos diagnósticos complementares em casos de etiologia não determinada de descolamento macular, sendo a ultrassonografia diagnóstica (ECO B) um método auxiliar rápido e capaz de direcionar o exame de tomografia de coerência ótica.

Área

Geral

Instituições

IPSEMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

LUIZ FELIPE MIRANDA MENDES, GUSTAVO AUGUSTO FUSCALDI, JONAS GUSTAVO TRINDADE ABREU, RHAWSON LOPES TONELO, LIVIA LOURENCO CARMO, ISABELA MARTINS MELO