Dados do Trabalho


Título

Perfil dos pacientes com ceratoconjuntivite primaveril encaminhados para tratamento homeopático

Objetivo

Os objetivos deste artigo são apresentar as principais características da ceratoconjuntivite primaveril (CCP) dos pacientes encaminhados para tratamento homeopático e comparar com a literatura.

Métodos

Trata-se de estudo retrospectivo de 85 pacientes do setor de Córnea e Doenças Externas do Hospital São Geraldo, entre 2000 e 2006 para tratamento homeopático.

Resultados

A alergia extraocular foi encontrada em 59% dos pacientes, sendo que 44% apresentaram asma, 28%, rinite e 16%, dermatite. O sexo masculino foi predominante (79%). Quanto ao tipo de CCP, foram encontrados 32% na forma palpebral, 20% na límbica e 38% na mista. O agravamento da condição (agravações) no inverno ocorreu em 36% dos pacientes. A idade mínima de início da CCP foi de dois meses e a máxima de 13 anos (média de 3,3 anos). A úlcera de córnea ocorreu em 13 casos (15%). O aumento da pressão ocular foi registrado em quatro pacientes (5%). Três pacientes apresentavam catarata (3,5%) e 74 (87%) já tinham feito uso de corticoides.

Conclusões

A CCP mostrou ser uma doença crônica, com evolução perene, com predominância do sexo masculino e na maioria das vezes associada com doenças alérgicas. Ocorreram variações das características da CCP nos diferentes continentes.

Área

Geral

Instituições

Hospital São Geraldo - Minas Gerais - Brasil

Autores

CLAUDIO MACIEL DE SENA, GALTON CARVALHO VASCONCELOS, FERNANDO TRINDADE, JOEL EDMUR BOTEON, MARCO ANTÔNIO TANURE