Perfil dos pacientes com ceratoconjuntivite primaveril encaminhados para tratamento homeopático
Os objetivos deste artigo são apresentar as principais características da ceratoconjuntivite primaveril (CCP) dos pacientes encaminhados para tratamento homeopático e comparar com a literatura.
Trata-se de estudo retrospectivo de 85 pacientes do setor de Córnea e Doenças Externas do Hospital São Geraldo, entre 2000 e 2006 para tratamento homeopático.
A alergia extraocular foi encontrada em 59% dos pacientes, sendo que 44% apresentaram asma, 28%, rinite e 16%, dermatite. O sexo masculino foi predominante (79%). Quanto ao tipo de CCP, foram encontrados 32% na forma palpebral, 20% na límbica e 38% na mista. O agravamento da condição (agravações) no inverno ocorreu em 36% dos pacientes. A idade mínima de início da CCP foi de dois meses e a máxima de 13 anos (média de 3,3 anos). A úlcera de córnea ocorreu em 13 casos (15%). O aumento da pressão ocular foi registrado em quatro pacientes (5%). Três pacientes apresentavam catarata (3,5%) e 74 (87%) já tinham feito uso de corticoides.
A CCP mostrou ser uma doença crônica, com evolução perene, com predominância do sexo masculino e na maioria das vezes associada com doenças alérgicas. Ocorreram variações das características da CCP nos diferentes continentes.
Geral
Hospital São Geraldo - Minas Gerais - Brasil
CLAUDIO MACIEL DE SENA, GALTON CARVALHO VASCONCELOS, FERNANDO TRINDADE, JOEL EDMUR BOTEON, MARCO ANTÔNIO TANURE