Keratoconus Study Group – estatística parcial da futura diretriz da cirurgia de implante do anel corneano no ceratocone
Apresentar as estatísticas das cirurgias já cadastradas aos seis meses de funcionamento do Keratoconus Study Group (KSG) a fim de divulgar e ampliar seu banco de casos e sua multicentricidade. Através disso, formar uma base de dados uniformizada, confiável e de fácil acesso para apoiar pesquisas de impacto na área do ceratocone.
O KSG é um banco de dados sobre resultados de Cirurgias de Implante de Anel Corneano, formado por um grupo aberto e voluntário de médicos, armazenado com idioma universal (inglês), em plataforma online de fácil acesso. Tem cadastro sucinto e sem custos, com sigilo do profissional e do paciente, preservando a ética médica. O arquivo é disponível a todos os membros para pesquisa.
Há 6 meses da criação, tem-se o cadastro de 2033 olhos operados, 55% masculinos e 45% femininos, 51% direitos e 49% esquerdos, com idade média de 27(10-73) anos. Dentre os diagnósticos, 99% portadores de ceratocone e 1% somados com degeneração marginal pelúcida, ceratotomia radial e ectasia pós-laser. Em relação ao método cirúrgico, foram 419(21%) segmentos únicos e 1613(79%) duplos, sendo 1922(95%) implantados com técnica manual e 110(5%) com uso do Femto Laser. Os modelos de anéis utilizados foram 1266(62%) Ferrararing, 240(12%) Cornealring, 53(3%) Bioring e 463(23%) não informados. Dos 2033 registros do pré-operatório, 1042(51%) possuem reavaliação registrada após um ano, 229(11%) até dois anos e 186(9%) até o terceiro ano. A acuidade visual com correção (AVCC) média no pré-operatório foi de 0,36 (BSCVA) e após um, dois e três anos de 0,59, 0,65 e 0,66, respectivamente. A utilização de filtros de pesquisa dentro do arquivo permite a comparação de resultados de tratamento das diversas técnicas utilizadas e observar seus resultados. Dessa forma é possível pesquisar sobre pacientes com perfis semelhantes e ter auxílio na tomadas de decisões, com maior embasamento e noção do resultado final esperado.
Grandes amostras de dados de pacientes com ceratocone são pouco disponíveis na literatura. Estudos anteriores em larga escala de ceratocone se concentraram na incidência, prevalência, etiologias ou formas antigas de tratamento. Até o momento não há outro estudo dessa magnitude sobre a Cirurgia de Implante de Anel que possa ter reprodutibilidade suficiente para suportar a criação de protocolos universais.
Geral
Hospital São Geraldo - Minas Gerais - Brasil, Instituto de Olhos Ciências Médicas - Minas Gerais - Brasil
GUILHERME MALTA PIO, Frederico Malta Pio, Alessandra Mariano Caldeira Coelho, Frederico Bicalho Dias Silva, Frederico de Miranda Cordeiro, Francisco Higor Ribeiro Rodrigues, Aline Vilani da Silva Rezende