O efeito do choque elétrico traumático na função retiniana em criança de dois anos
Os choques elétricos representam uma causa importante de queimaduras, não apenas por sua significativa prevalência, mas também pela gravidade das lesões que provocam, com o acometimento de múltiplos órgãos e sistemas sensoriais. Os ferimentos decorrentes de choques de alta voltagem podem levar a diversas patologias oculares. Entre elas, já descritas na literatura, na maior parte das vezes como lesões de segmento anterior, estão a perfuração corneana, iridociclite e cataratas. Já as lesões do segmento posterior, embora raras, merecem destaque, pois estão associadas a uma alta incidência de danos visuais. O objetivo deste trabalho é apresentar um caso de provável lesão retiniana decorrente de queimadura elétrica.
Criança, sexo feminino, 2 anos, com história de acidente por choque elétrico com 1 ano e 4 meses de idade. Evoluiu com parada cardiorrespiratória, baixa acuidade visual, sem ou com correção, e déficit do desenvolvimento neuropsicomotor. A acuidade visual binocular medida pelo Teller a 55 cm foi de 20/190. A biomicroscopia, fundoscopia, tonometria e versões não apresentavam alterações. Foi realizado exame de imagem com Tomografia Computadorizada de crânio que identificou uma hipoatenuação de parênquima encefálico. No estudo eletrofisiológico, o potencial visual evocado (PVE) evidenciou respostas de amplitude mínima, pouco distintas dos níveis de ruído e o eletrorretinografia (ERG) mostrou uma ausência de respostas escotópicas e fotópicas registráveis, revelando comprometimento funcional de fotorreceptores em ambos os olhos.
Com base nesses resultados, sugerimos a hipótese de acometimento retiniano decorrente de choque elétrico. Contudo, a fim de se obter a uma conclusão definitiva, ainda são necessários exames complementares, como a tomografia de coerência óptica, cuja realização foi inviável nessa paciente devido à faixa etária e à não colaboração. Ressaltamos, portanto, a importância de se considerar essa rara etiologia entre as hipóteses diagnósticas e de promover a prevenção de acidentes por descarga elétrica, tendo em vista que estes causam graves danos, por vezes irreversíveis, e representam um alto custo socioeconômico para indivíduo.
Geral
Hospital São Geraldo - Minas Gerais - Brasil
Laura Antunes Vitral, Gabriella Ferreira Rocha, Galton Carvalho Vasconcelos, Carolina Milagres Macedo Pereira, Cristina Helena Toledo Paula