EXTRUSÃO OCULAR ESPONTÂNEA DE OLHO CEGO DOLOROSO - RELATO DE CASO
Relatar caso clínico de extrusão espontânea de um olho cego doloroso com posterior reabilitação ocular.
Paciente masculino, 63 anos, natural de Cáceres - MT, compareceu ao serviço de emergência do Hospital Regional de Cáceres, após crise de dor de forte intensidade e sangramento ocular do olho direito. Relatou padecer há anos de olho cego doloroso em decorrência de um glaucoma não tratado e que culminou com a extrusão do conteúdo ocular em sua residência há 1 dia. Ao exame ocular evidenciava-se olho direito sem percepção de luz e protrusão do conteúdo intraocular com presença de coágulo. Na biomicrocopia observava-se coágulo aderido ao olho direito, o que dificultava identificar demais estruturas. O paciente foi internado para realização de analgesia e encaminhado para centro cirúrgico para exploração intraoperatória. Optou-se pela cirurgia de evisceração com a colocação de implante orbitário à direita. O paciente recebeu alta no 3º dia de pós-operatório e foi encaminhado para o setor de plástica ocular para reabilitação da cavidade anoftálmica com lente escleral pintada.
A extrusão espontânea associada ao quadro de olho cego e doloroso é pouco frequente na literatura. Neste caso, houve a dificuldade de acesso ao tratamento precoce e especializado, evoluindo com a autoevisceração e posterior reabilitação ocular.
Geral
KLEITON CESAR SILVA ALMEIDA, ANDRÉ LUIS BORBA, ODENILSON JOSÉ SILVA, ISABELA COSTA MARTINS, JACQUELINE MORAES NOGUEIRA, LARISSA CABRAL CORRÊA