Dados do Trabalho


Título

Braquiterapia com Rutênio-106 em Melanomas de Coróide – Resultados Preliminares.

Objetivo

Analisar os resultados da braquiterapia com rutênio-106 em pacientes portadores de melanomas de coróide assistidos no Hospital Regional do Câncer de Passos.

Métodos

No período de 2015 a de 2018, 15 pacientes com diagnóstico de melanoma de coróide foram tratados com braquiterapia com rutênio-106.

Resultados

Os 15 pacientes são procedentes de diversos estados brasileiros, sendo cinco do sexo feminino e 10 do sexo masculino. A idade variou de 36 a 80 anos ± 59,66. A dose calculada no ápice tumoral variou de 74,7 Gy a 90,7 Gy ±84,5 Gy. De acordo com a evolução da lesão no pós-operatório de braquiterapia, decidiu-se em quatro pacientes utilizar a termoterapia transpupilar adjuvante. A altura dos melanomas de coróide variaram de 1,6 a 5,7mm ±3,46 mm. Após o tratamento a altura tumoral variou de 1,3 a 5,4 mm ± 2,9 mm, demonstrando uma média na regressão do tumor de 1,3 mm. Nenhum dos pacientes foi submetido à enucleação e não foi observada nenhuma metástase. A principal complicação pós braquiterapia que é a retinopatia por radiação foi encontrada em dois pacientes.

Conclusões

Os resultados mostram que a braquiterapia com rutênio-106 é uma opção adequada para o tratamento conservador de melanomas de coroide em termos de controle local, manutenção do globo ocular e com baixas taxas de complicações.

Área

Geral

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Passos - Minas Gerais - Brasil

Autores

MARIA BETANIA CALZAVARA LEMOS, Luciana Negrão Almeida Morais, Eduardo Guidi Francisco Reis, Thales Padua Brasileiro, Wesley Ribeiro Campos, Patrick Reis Morais, Fábio Borges Nogueira