Dados do Trabalho


Título

Histiocitose Maligna: Relato de Caso.

Objetivo

Relatar um caso de Histiocitose Maligna com acometimento ocular.

Relato do caso

Paciente I.P.G, masculino, 27 anos, negro, procedente da zona rural de Varzelândia (MG), agricultor, previamente hígido e sem medicação de uso contínuo. Atendido na Santa Casa de Misericórdia de Passos no dia 24/08/18, com quadro de febre neutropênica termometrada a 40 °C, mal-estar e fraqueza, com evolução de 7 dias. Paciente foi internado para investigação de febre de origem indeterminada e pancitopenia. Foi diagnosticado com histiocitose através da biopsia de medula óssea. E iniciou o tratamento quimioterápico com o esquema CHOEP. Apresentou baixa da acuidade visual em ambos os olhos após 2 semanas de internação. Ao exame oftalmológico apresentou acuidade visual sem correção no olho direito 20/40 e conta dedos a 1 metro no olho esquerdo, a biomicroscopia de ambos os olhos revelou células no vítreo anterior 1+/4+, e ao exame de fundo de olho observou-se em ambos os olhos hemorragias retinianas em chama de vela, hemorragias profundas e subrretinianas tanto no polo posterior quanto na média periferia. Observou-se também no olho direito a presença de pequena mancha de Roth no polo posterior e no olho esquerdo extensa hemorragia sub-hialóidea pré-macular. Foi realizado exames de retinografia, angiografia fluoresceínica e tomografia de coerência óptica. Paciente foi submetido a rotura da hialoide posterior com Yag laser no local da hemorragia pré-retiniana no olho esquerdo, na tentativa de drenar a hemorragia sub-hialoidea e portanto melhorar a acuidade visual que após procedimento foi de conta dedos a 1 metro para 20/60. Observou-se à fundoscopia grande melhora do quadro ocular em ambos os olhos. Paciente recebeu alta hospitalar mas manterá ciclos semanais de quimioterapia até o sexto ciclo. O paciente está sendo acompanhado semanalmente no ambulatório de oftalmologia e hematologia e manterá tratamento quimioterápico com programação de 6 ciclos e dependendo da evolução clínica, poderá ser submetido ao transplante de medula óssea.

Discussão

A histiocitose é uma doença hematológica rara, e o quadro oftalmológico neste relato ocorreu em consequência de distúrbios da coagulação decorrente da plaquetopenia intensa. Portanto , apesar da raridade deve ser lembrada na presença de hemorragias retinianas, pré-retinianas e sub-retinianas concomitantes em ambos os olhos.

Área

Geral

Instituições

Santa Casa de Misericordia de Passos - Minas Gerais - Brasil

Autores

Luciana Negrão Almeida Morais, Maria Betania Calzavara Lemos, Patrick Reis Morais, Joyce Marques Nascimento, Luciana Correia Afonso, Wesley Ribeiro Campos