Histiocitose Maligna: Relato de Caso.
Relatar um caso de Histiocitose Maligna com acometimento ocular.
Paciente I.P.G, masculino, 27 anos, negro, procedente da zona rural de Varzelândia (MG), agricultor, previamente hígido e sem medicação de uso contínuo. Atendido na Santa Casa de Misericórdia de Passos no dia 24/08/18, com quadro de febre neutropênica termometrada a 40 °C, mal-estar e fraqueza, com evolução de 7 dias. Paciente foi internado para investigação de febre de origem indeterminada e pancitopenia. Foi diagnosticado com histiocitose através da biopsia de medula óssea. E iniciou o tratamento quimioterápico com o esquema CHOEP. Apresentou baixa da acuidade visual em ambos os olhos após 2 semanas de internação. Ao exame oftalmológico apresentou acuidade visual sem correção no olho direito 20/40 e conta dedos a 1 metro no olho esquerdo, a biomicroscopia de ambos os olhos revelou células no vítreo anterior 1+/4+, e ao exame de fundo de olho observou-se em ambos os olhos hemorragias retinianas em chama de vela, hemorragias profundas e subrretinianas tanto no polo posterior quanto na média periferia. Observou-se também no olho direito a presença de pequena mancha de Roth no polo posterior e no olho esquerdo extensa hemorragia sub-hialóidea pré-macular. Foi realizado exames de retinografia, angiografia fluoresceínica e tomografia de coerência óptica. Paciente foi submetido a rotura da hialoide posterior com Yag laser no local da hemorragia pré-retiniana no olho esquerdo, na tentativa de drenar a hemorragia sub-hialoidea e portanto melhorar a acuidade visual que após procedimento foi de conta dedos a 1 metro para 20/60. Observou-se à fundoscopia grande melhora do quadro ocular em ambos os olhos. Paciente recebeu alta hospitalar mas manterá ciclos semanais de quimioterapia até o sexto ciclo. O paciente está sendo acompanhado semanalmente no ambulatório de oftalmologia e hematologia e manterá tratamento quimioterápico com programação de 6 ciclos e dependendo da evolução clínica, poderá ser submetido ao transplante de medula óssea.
A histiocitose é uma doença hematológica rara, e o quadro oftalmológico neste relato ocorreu em consequência de distúrbios da coagulação decorrente da plaquetopenia intensa. Portanto , apesar da raridade deve ser lembrada na presença de hemorragias retinianas, pré-retinianas e sub-retinianas concomitantes em ambos os olhos.
Geral
Santa Casa de Misericordia de Passos - Minas Gerais - Brasil
Luciana Negrão Almeida Morais, Maria Betania Calzavara Lemos, Patrick Reis Morais, Joyce Marques Nascimento, Luciana Correia Afonso, Wesley Ribeiro Campos