Dados do Trabalho


Título

Resultados de curto prazo com o uso do Kahook Dual Blade em pacientes com glaucoma primário congênito

Objetivo

Relatar os dois primeiros casos, até onde se tem conhecimento, de pacientes com glaucoma primário congênito (GPC) submetidos ao procedimento de trabeculectomia ab-interno com o Kahook Dual Blade (KDB) realizados no Brasil, discutindo seus resultados.

Relato do caso

Caso 1: Paciente,sexo masculino, 7 meses, em avaliação por GPC. Relato de parto cesáreo com idade gestacional (IG) de 39 semanas, peso ao nascimento (PN) de 4300 gramas e ocorrência de Diabetes Melitus gestacional. Apresentava quadro de fotofobia e lacrimejamento em ambos os olhos (AO), pior no olho esquerdo (OE). Á biomicroscopia: edema de córnea e buftalmia no OE. Olho direito (OD) sem alterações. Pressão intraocular (PIO): 16 mmHg no OD e 36 mmHg no OE. Iniciou-se Brinzolamida 1% e Brimonidina 0,2% no OE. Exame sob sedação revelou no OD e OE, respectivamente: diâmetro horizontal da córnea de 10 e 13 mm, comprimento axial de 21,32 e 24,7 mm, PIO de 08 e 28 mmHg (GAT) e 04 e 23 mmHg (iCare®), paquimetria de 550 e 720 micra. Paciente foi submetido a trabeculectomia ab-interno com o KDB no OE e após quatro meses apresentava PIO de 10 mmHg no OD e 14 mmHg no OE, sem o uso de hipotensores oculares.
Caso 2: Paciente, sexo feminino, 16 dias, em avaliação por suspeita de GPC. Relato de parto cesáreo, com IG de 38 semanas e PN de 4250 gramas. Sem outros antecedentes. Á biomicroscopia: edema de córnea em AO, sem leucoma. A PIO era de 24 mmHg em AO (Icare®). O exame sob sedação identificou PIO de 28 mmHg (Perkins), paquimetria de 580 micra e fundoscopia demonstrando amplas e profundas escavações em AO. Submetida à trabeculectomia ab-interno com o KDB em AO. Após seis meses do procedimento, mantinha níveis pressóricos próximos de 24 mmHg em AO (iCare®), mesmo em uso de terapia hipotensora ocular tópica. Realizou-se uma trabeculotomia convencional no OD. No pós-operatório havia uma melhora do edema de córnea e uma PIO de 14 mmHg (iCare®).

Discussão

A cirurgia angular, seja a goniotomia ou a trabeculotomia, é o procedimento inicial de escolha no tratamento do GPC. O KDB é uma lâmina de goniotomia criada para produzir uma remoção mais completa da malha trabecular com dano tecidual mínimo, se houver, ao redor. Este trabalho ilustra um caso de sucesso com o emprego deste procedimento e outro em que foi necessária reintervenção. Há ainda poucos estudos sobre seu uso em pacientes com GPC, mas tal modalidade terapêutica deve ser considerada no momento da indicação cirúrgica para GPC.

Área

Geral

Autores

LARISSA FOUAD IBRAHIM, MARIANA CARVALHO BARBOSA, ANNA FLÁVIA RIBEIRO PEREIRA, FABIO NISHIMURA KANADANI