Dados do Trabalho


Título

A evolução da miopia nos dias atuais

Objetivo

Discutir a evolução da miopia nos dias atuais, sua relação com fatores epidemiológicos e as potenciais complicações da evolução da miopia degenerativa, ilustrando o assunto com um caso clínico.

Métodos

Análise de artigos científicos que comparam a evolução da miopia nos últimos anos e sua progressão até 2050, associado a potenciais complicações advindas de uma miopia patológica.

Resultados

Foi utilizado um caso clínico de paciente de 12 anos com evolução acentuada da miopia em 01 ano atendida na Fundação Hilton Rocha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, para ilustrar o tema a ser debatido. Exames como mapeamento de retina, topografia de córnea, Ecografia modo B e OCT foram realizados à procura de sinais de miopia patológica. Questões sobre como frear a velocidade de progressão da miopia, a fim de evitar danos futuros à saúde ocular estão sendo discutidos e os tratamentos mais modernos propostos para a paciente.

Conclusões

A quantidade de pacientes com miopia têm crescido em todo o mundo, e a expectativa da prevalência de miopia e miopia degenerativa até 2050 mostra números alarmantes. Muito se tem atribuído a causa a hábitos de vida, redução de atividades outdoor, aumento da quantidade de horas de exposição a aparelhos eletroeletrônicos, dentre outros. Hoje constitui um problema de saúde pública e novos tratamentos têm sido propostos para pacientes selecionados, afim de frear a velocidade de progressão dessa ametropia.

Área

Geral

Autores

FERNANDA COTRIM STEFANELLI, SUZE SANTOS ANASTASIA, FELIPE GODINHO DE SA, LUCAS AMORIM RIBEIRO CRUZ, GUILHERME MESQUITA ELIAS BATISTA SOARES, LAURA CAMILA RAMIREZ MARQUEZ